onde está o limite entre estilo e controle?

Na noite passada, Kanye West e sua esposa, Bianca Censori, fizeram uma aparição inesperada no Grammy Awards de 2025. Enquanto Ye, antes conhecido como Kanye West, usava uma camiseta preta e calças, Bianca estava, efetivamente, nua. Um vídeo perturbador do casal mostra Ye orientando sua esposa a tirar o casaco de pele no tapete vermelho do evento. Sob o casaco, que ela tira conforme solicitado, Bianca está vestindo apenas uma camisola cor da pele, sem roupas íntimas.

A atitude reacendeu as preocupações sobre o bem-estar de Bianca, com um usuário do X escrevendo: “Quanto tempo mais ela vai ser desfilada assim antes que alguém perceba que é demais? Alguém precisa agir e tirá-la do caos do Kanye.”

O Women’s Aid, uma federação de serviços de apoio a vítimas de abuso doméstico no Reino Unido, disse à Glamour: “Desde a cor do batom que você usa, até as roupas que você veste e o que você pensa, diz e faz, viver com um parceiro controlador significa que suas decisões nem sempre são suas.”

Melanie Brown, também conhecida como Mel B, integrante da girlband Spice Girls, falou sobre sua experiência com controle coercitivo. Em uma entrevista de 2021 para The Guardian, ela explicou como o abuso mudou a maneira como ela se vestia. “Começa com coisas pequenas [como] ‘Ah, não use esse vestido – eu comprei esse vestido para você,'” ela explicou. “Não era tipo: ‘Coloque esse vestido!’ Era: ‘Olha o que eu comprei para você! Eu te vi olhando isso no Net-a-Porter.’ E você pensa: ‘Ai meu Deus, que fofo!’ quando, na verdade, eles estão começando a tomar conta de tudo.”

Em 2017, Mel B e seu ex-marido, Stephen Belafonte, chegaram a um acordo privado horas antes de começar o julgamento relacionado às alegações de abuso doméstico. Ele sempre negou as acusações. Em 2023, ele deu uma entrevista a um videomaker nos EUA, dizendo: “Seis anos depois de estarmos divorciados, eu não sei por que ela ainda fala do meu nome. Ela está obcecada por mim. Eu não sei.”

A Glamour conversou com Emma-Louise Boynton, criadora do podcast Sex Talks, sobre homens que controlam as roupas de suas parceiras. “Como nos vestimos é uma extensão de quem somos e de como queremos nos apresentar ao mundo naquele dia (e isso muda dia a dia, não é?)“, ela explica. “Então, por que um homem iria ou deveria interferir na autoexpressão da sua parceira hoje, amanhã, em qualquer dia?”

No caso de Ye e Bianca, Alison Lowe MBE, consultora de moda e líder de curso de MBA em Empreendedorismo da Moda na Universidade de East London, disse à Glamour que, embora um “tema comum na imprensa e entre os fãs seja que Kanye está controlando Bianca para se vestir de uma maneira específica, e isso pode vir de questões relacionadas a dinâmicas de poder, insegurança ou possessividade,” pode haver outros fatores a considerar.

Fonte: Glamour

Compartilhar esta notícia