Ação, coordenada por agências de segurança globais, resultou em prisões e apreensões de servidores, desmantelando mercados ilegais de cibercrimes

Compartilhe esta matéria
Uma operação internacional coordenada por diversas agências de segurança pública derrubou dois dos maiores fóruns de hackers, chamados de Cracked e Nulled, com mais de dez milhões de usuários.
Anunciada pela Europol e pela polícia alemã (BKA, na sigla em alemão), a ação, denominada “Operação Talento“, ocorreu entre terça-feira (28) e quinta-feira (30) e resultou em duas prisões, sete propriedades revistadas e a apreensão de 17 servidores, 50 dispositivos eletrônicos e € 300 mil (aproximadamente R$ 1,56 milhão) em dinheiro e criptomoedas.

Fóruns forneciam produtos e dados roubados a hackers
- Esses sites eram conhecidos por funcionarem como mercados ilegais, onde hackers podiam comprar e vender produtos, como dados roubados, malware e ferramentas de hacking;
- Além disso, eles também serviam como pontos de discussão sobre crimes cibernéticos;
- A operação envolveu o redirecionamento dos domínios desses sites para servidores controlados pelo FBI, que exibiram um banner de apreensão;
- A ação contou com a colaboração de várias agências internacionais, incluindo o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) dos EUA e o FBI, além de autoridades de Austrália, França, Grécia, Itália, Romênia e Espanha.
Leia mais:
Durante a operação, as autoridades conseguiram identificar 12 pessoas relacionadas aos crimes cibernéticos, além de apreender informações importantes, como endereços de e-mail, IPs e históricos de comunicação dos usuários dos fóruns.
A “Operação Talento” é a mais recente de uma série de ações contra plataformas de crimes cibernéticos. Em 2023 e 2024, operações semelhantes, como a apreensão do BreachForums e a “Operação Endgame“, visaram desmantelar serviços de hacking e prender criadores de malware. Essas ações são parte de esforço contínuo para combater a cibercriminalidade e garantir a segurança digital global.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital