Oscar 2025: relembre apresentações musicais icônicas de cerimônias anteriores


Billie Eilish, Lady Gaga, Celine Dion, Ryan Gosling e mais: recordar é viver – e, aqui, selecionamos 10 performances que já marcaram a noite da maior premiação do cinema Falta muito pouco para a 97ª edição do Oscar, a maior cerimônia do mundo do cinema. Para quem gosta de acompanhar a temporada de premiações e as novidades da sétima arte, o evento é sempre um grande acontecimento – mas, neste ano, o Brasil todo entrou em clima de Copa do Mundo para aguardar o red carpet e uma possível vitória de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles. É que, desde o anúncio dos indicados, fica a pergunta: será que chegou a vez de finalmente trazer o troféu para casa e fazer justiça pela perda de Fernanda Montenegro, mãe de Torres, no Oscar de 1998?
No entanto, enquanto não chega a hora de descobrir os vencedores dos prêmios da noite, nada como aumentar a expectativa descobrindo curiosidades e relembrando momentos que marcaram a história da premiação. Entre os destaques, por exemplo, estão as apresentações musicais que sempre roubam a cena no palco – seja causando rumores, como a de Lady Gaga e Bradley Cooper em “Shallow”, ou tirando boas risadas do público, como aconteceu com “I’m Just Ken”, de Ryan Gosling, no Oscar do ano passado.
Neste ano, a performance do musical Wicked, com Ariana Grande e Cynthia Erivo, é uma das maiores expectativas para a premiação. Então, para aquecer e esperar estas e outras performances reservadas para o dia 2 de março, relembre 10 apresentações icônicas a seguir:
Veja também:
1. “Hopelessly Devoted to You”, de Grease (1979)
O musical eternizado por Olivia Newton-John e John Travolta, Grease, recebeu uma única indicação no Oscar de 1979: a de Melhor Canção Original com a balada romântica “Hopelessly Devoted to You”. Assim como no filme, foi Olivia quem subiu ao palco para fazer a apresentação, que emocionou o público e entrou para a história do prêmio. A vitória, no entanto, foi para “Last Dance”, de Donna Summer, do filme Thank God It’s Friday.
2. “Over the Rainbow”, de O Mágico de Oz (1990)
Na cerimônia de 1990, em comemoração aos 50 anos de O Mágico de Oz (1939), Diana Ross entregou uma performance icônica da música que se tornou inesquecível e, ainda hoje, conquista as novas gerações. Para fazer jus ao clássico e à data especial, a cantora contou com a ajuda do público – e, assim, do telão, pessoas de Londres, Moscou, Buenos Aires, Sydney e Tóquio cantaram junto com ela os versos da canção de Dorothy.
3. “Beauty and the Beast”, de A Bela e a Fera (1992)
Primeira animação indicada ao Oscar de Melhor Filme, A Bela e a Fera também marcou a noite com uma apresentação musical digna de aplausos. “Beauty and the Beast”, música-tema e dos créditos, foi performada na cerimônia por Céline Dion, Peabo Bryson e Angela Lansburry, que dublava a simpática Sra Potts no desenho.
O principal prêmio da noite, o de “Melhor Filme”, foi para Dança com Lobos. Mas, como esperado, A Bela e a Fera não saiu de mãos vazias e levou para casa o troféu de “Melhor Canção Original”.
4. “My Heart Will Go On”, de Titanic (1998)
E por falar em Céline Dion e sua voz inconfundível, a cantora brilhou novamente na cerimônia do Oscar em 1998, com um dos maiores clássicos de sua carreira e do cinema: a música-tema de Titanic, que já ganhou até versão em português com a dupla Sandy e Junior. Entre os 11 Oscars do filme estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, como não poderia ser diferente, está o de “Melhor Canção Original” pelo hit que marcou muitos casamentos e festas de 15 anos da época.
5. “When You Believe”, de O Príncipe do Egito (1999)
Além de Céline, outras divas que marcam presença em listas de maiores vozes de todos os tempos também brilharam no palco do Oscar. Os falsetes e o invejável controle vocal de Mariah Carey e Whitney Houston entraram para a história do evento no final dos anos 90 com a performance de “When You Believe”, da animação bíblica O Príncipe do Egito. Naquela edição, no fim da noite marcada pela derrota de Fernanda Montenegro e vitória de Gwyneth Paltrow em “Melhor Atriz” – que atuaram em Central do Brasil e Shakespeare Apaixonado, respectivamente -, o prêmio de “Melhor Canção Original” foi para o desenho.
6. “Learn to Be Lonely”, de O Fantasma da Ópera (2005)
Quer mais vozes icônicas? Temos! No Oscar de 2004, Beyoncé entregou um dos momentos mais memoráveis da cerimônia ao performar “Learn to Be Lonely” ao lado do compositor Andrew Lloyd Webber. A música faz parte da trilha sonora de O Fantasma da Ópera, que naquele ano foi indicado nas categorias “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Fotografia” e “Melhor Canção Original”. Quem venceu esta última, no entanto, foi “Al Otro Lado del Río”, de Diários de Motocicleta.
7. Tributo à Noviça Rebelde (2015)
Assim como O Mágico de Oz, o musical A Noviça Rebelde (1965) teve seu aniversário de 50 anos homenageado no Oscar de 2015 – e foi ninguém menos que Lady Gaga quem subiu ao palco para performar as músicas que marcaram o filme. A artista interpretou “The Sound of Music”, “My Favorite Things”, “Edelweiss” e “Climb Ev’ry Mountain”, sendo aplaudida de pé pela plateia no final do espetáculo. Para completar ainda mais a emoção e o momento que entrou para a história, Gaga recebeu no palco Julie Andrews, que deu vida à protagonista Maria Von Trapp.
8. “Shallow”, de Nasce Uma Estrela (2019)
Quatro anos depois, Lady Gaga voltou ao Oscar como uma das concorrentes a “Melhor Atriz” pelo seu trabalho em Nasce Uma Estrela. Na cerimônia, onde também concorria à “Melhor Canção Original” por “Shallow”, ela apresentou a balada ao lado de Bradley Cooper, seu par romântico no remake do filme. Revivendo a mesma atmosfera romântica dos dois personagens durante a performance no piano, os dois ainda foram alvo de rumores de um suposto affair nos bastidores – o que negaram firmemente, mesmo depois do fim do relacionamento do ator com Irina Shayk meses após o lançamento do longa.
Favorita da edição, “Shallow” realmente venceu o prêmio de “Melhor Canção Original”, e você provavelmente ainda se lembra da apresentação.
9. “No Time do Die”, de 007 – Sem Tempo Para Morrer (2022)
Destaque nas premiações de música, como o Grammy, Billie Eilish também já roubou a cena no Oscar. Em 2022, ao lado do irmão FINNEAS, a intérprete de “Birds of a Feather” emocionou o público com a performance de “No Time do Die”, da trilha sonora de 007 – Sem Tempo Para Morrer.
Na disputa com nomes como Beyoncé e Van Morrisson, foi Billie quem levou para casa o prêmio de “Melhor Canção Original”, feito que também repetiu no Oscar do ano passado com “What Was I Made For?”, de Barbie.
10. “I’m Just Ken”, de Barbie (2024)
“I’m Just Ken” pode não ter vencido como “Melhor Canção Original” no Oscar do ano passado, mas ninguém tem dúvidas de que a apresentação de Ryan Gosling foi um dos momentos mais marcantes da noite – e não poderia ficar de fora dessa lista! Ainda que o ator não tenha o mesmo domínio vocal dos demais artistas citados, e que a música seja uma espécie de sátira das boybands dos anos 90 e 2000, o pop viciante fez toda a diferença no longa de Greta Gerwig e, ao vivo, agitou astros, estrelas e o público que assistia à cerimônia.
| Canal da Glamour |
Quer saber tudo o que rola de mais quente na beleza, na moda, no entretenimento e na cultura sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal da Glamour no WhatsApp.

Fonte: Glamour

Compartilhar esta notícia