Oscar 2025: Saiba como é o processo de votação e quem participa | Eu &

A cerimônia de entrega do Oscar 2025 será neste domingo, 2 de março, em Los Angeles (EUA). Mas como é o processo de escolha dos vencedores na rodada final? Em 22 das 23 categorias vale o sistema de votação simples: os membros da Academia de Ciências e Artes de Hollywood votam nos seus favoritos e ganha o indicado que receber mais votos. A exceção é Melhor Filme.

Nesse caso, prevalece o sistema preferencial. Como é isso? O votante coloca os 10 filmes concorrentes em ordem de preferência: em primeiro lugar o seu candidato favorito e assim por diante. Não é preciso classificar todos os competidores; a lista pode ser do tamanho que o votante quiser. Vence o filme que primeiro atingir 50% dos votos.

Como é raro isso acontecer numa única rodada, o longa-metragem menos votado após cada contagem é eliminado e seus votos, redistribuídos. Para quem o colocou como primeira opção, os votos são transferidos para o segundo lugar e assim por diante até que algum concorrente atinja ou ultrapasse 50%.

O objetivo do voto preferencial é fazer com que o longa vencedor tenha apoio de uma base ampla de membros da Academia e não reflita apenas o gosto de um grupo específico. O modelo foi adotado em 2009, quando o número de indicados a Melhor Filme também foi ampliado de cinco para dez. A mudança passou a valer no ano seguinte, na 82ª cerimônia do Oscar. Em 2022, na 94ª edição, a Academia tornou obrigatória a indicação de uma dezena de produções para o prêmio principal.

Neste ano, o Brasil concorre a três Oscar, com “Ainda estou aqui”, do cineasta Walter Salles Júnior: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor atriz, com Fernanda Torres. Primeiro longa-metragem original do Globoplay, o filme entrou em cartaz no Brasil em 7 de novembro.

A Academia foi fundada em 1927 e passou a entregar o Oscar dois anos depois. Atualmente, tem cerca de 10,9 mil membros, dos quais 9,9 mil são votantes. A lista é revisada anualmente. Para entrar na Academia é preciso ser recomendado por dois membros da categoria na qual se pretende ingressar – roteirista, diretor, ator etc. São 19 segmentos. Indicados ao Oscar são automaticamente convidados para entrar na Academia.

Na fase de indicações, que antecede a votação final, os membros de cada categoria votam em seus pares: roteiristas indicam roteiristas, diretores escolhem diretores e assim por diante. Todos votam para Melhor Filme. Na etapa final, cujo resultado será conhecido neste domingo, os votantes votam em todas as categorias, mesmo que não tiverem assistido os filmes. A exceção é Filme Internacional, a que o Brasil concorre nesta edição, a 97ª.

A votação é secreta, feita por cédula on-line. A auditoria é feita pela PricewaterhouseCoopers.

Tem brasileiro na Academia?

Tem: 58 brasileiros votam no Oscar. Os nomes incluem as atrizes Fernanda Montenegro, Sônia Braga e Alice Braga, os atores Rodrigo Santoro e Wagner Moura e os diretores Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Laís Bodansky e Carlos Saldanha, entre outros. Walter Salles Júnior também está na lista.

Acompanhe a cerimônia do Oscar no domingo, ao vivo, no site do Valor.

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia