Começa nesta terça-feira (28) no Paraná o “defeso” dos camarões, período em que fica proibida a pesca das espécies rosa, sete barbas, branco, santana e barba ruça por meio de arrasto com tração motorizada.
A restrição vai até 30 de abril, seguindo Instrução Normativa do Ibama. No Estado a fiscalização se dá por meio de operações do Instituto Água e Terra e do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV).
A pesca de arrasto com tração motorizada é vetada durante esses três meses por ser um método industrial de captura, recolhendo milhares de camarões de uma só vez, o que pode prejudicar seu período de reprodução e, por consequência, a manutenção de suas populações.
Há, porém, exceções. Durante o defeso, a captura do Camarão Branco em redes de malha de 5 ou 6 centímetros entre nós ainda é permitida. Também é liberada a captura do camarão Sete-Barbas desde que sejam utilizadas redes do tipo arrastão de porta que tenham no máximo 12 metros de comprimento na tralha superior e possuam malhagem mínima de 24 milímetros.
O post Período de ‘defeso’ do camarão começa no Paraná apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná