Programa, anunciado no início do mês, foi oficializado nesta sexta-feira (21). Transporte público
Giuliano Gomes/PR Press
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), assinou o decreto que autoriza o início do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que dará até seis passagens gratuitas por mês no transporte público para desempregados que concorrerem exclusivamente em vagas encaminhadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) da capital.
A assinatura foi realizada nesta sexta-feira (21), na Rua da Cidadania Pinheirinho, e o programa já está em vigor. Anunciado no início de fevereiro, o programa estava previsto para ser lançado na quinta (20).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Conforme a prefeitura, os desempregados com entrevista marcada vão receber duas passagens, de ida e de volta. Por mês, são permitidos até três encaminhamentos por candidato, totalizando seis passagens gratuitas. O benefício não é válido para cidades da Região Metropolitana.
Para ter direito ao benefício, o usuário vai precisar ser encaminhado à seleção por uma das 10 unidades do Sine do município. Pessoas que não tiverem dinheiro para se deslocar ao Sine terão a chance de serem atendidas pelo Sine Móvel, novo serviço lançado em conjunto ao programa para atender o público nos bairros (confira a agenda).
Segundo o prefeito, o programa tem como objetivo auxiliar pessoas que procuram por colocação ou recolocação no mercado de trabalho. A iniciativa constava nas promessas de campanha de Eduardo Pimentel.
“Foi um benefício momentâneo e utilizado somente para esse fim, porque nós queremos fortalecer a geração de emprego na cidade de Curitiba.”
Conforme a prefeitura, para utilizar o benefício é necessário:
➡️ Ter cadastro no Sine;
➡️ Ter casdatro no e-Cidadão;
➡️ Ter renda familiar de até três salários mínimos
➡️ Morar em Curitiba.
Leia também:
Investigação: Adolescente indígena é morta a facadas por idoso no Paraná
Mega-Sena: Quatro apostas, três em bolão, faturam R$ 185 no Paraná
Golpe: Funcionário é suspeito de desviar R$ 4,1 milhões de loja se passando por cliente
Funcionamento na prática
Ao serem encaminhados para as entrevistas, beneficiados pelo programa terão o valor equivalente ao das duas passagens carregado no cartão-transporte Urbs, nas unidades do Sine.
Se o candidato tiver o cartão-transporte, não precisará fazer um novo. Se não tiver, é possível fazer gratuitamente com agendamento online em uma das unidades da Urbs ou no Urbs Móvel.
O prefeito disse no lançamento do programa que, se o usuário usar todas as passagens no mês e eventualmente precisar de mais, as agências do Sine poderão analisar caso a caso.
De acordo com a prefeitura, o candidato poderá utilizar a gratuidade em qualquer linha urbana da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, com exceção da Linha Turismo.
Fiscalização
Em caso de uso indevido das passagens do programa, o cartão-transporte será bloqueado e o acesso ao programa será suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, será acrescido de mais 30 dias e, assim, sucessivamente.
Para verificar o uso do benefício pelos usuários, a gratuidade de passagens está registrada em um novo sistema onde os atendentes dos Sines podem fazer o controle da quantidade de entrevistas marcadas dentro do programa e das gratuidades concedidas a cada trabalhador.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte:G1 Paraná
Pimentel assina decreto que autoriza passagem grátis para desempregados encaminhados para entrevistas pelo Sine, em Curitiba; veja regras

Compartilhar esta notícia

Dia agitado: ambulâncias fazem fila em importante hospital de Curitiba
1 de março de 2025

flertando à moda antiga através do esporte
27 de janeiro de 2025

Maduro anuncia entrega de 180 mil hectares de terras desapropriadas ao MST
14 de março de 2025

Vai ter VAR! Com uso da ferramenta, FPF promove Intertemporada para arbitragem
19 de fevereiro de 2025

Estação Espacial Internacional corta o céu do Paraná neste carnaval
2 de março de 2025