Onça, listras, poá, vaca… os últimos meses vêm sendo dominados por uma profusão de estampas competindo pelo posto de favorita. E agora, a cena ganha mais uma para brigar pelo topo: o xadrez. De saias a trench coats, passando por conjuntinhos, o quadriculado está presente em várias peças, mas tem uma, em específico, que se encontra na interseção do grunge, do country e do preppy, e que merece um espaço no seu armário: a camisa xadrez.
Desde que o item apareceu nas coleções da Bottega e da The Row, seu status foi atualizado, com várias outras marcas fazendo coro. Agora, ela é peça-chave para deixar seus looks com mais informação de moda e melhor, zero esforço.
Tá certo que o tartan tem origem escocesa e tá no seu habitat natural quando combinado a tricôs e barn jackets, mas ao longo da história, o motivo foi ganhando outras interpretações que demonstram sua capacidade de adaptação: reapropriado por movimentos como o punk e o grunge, presente em momentos da cultura pop (quem lembra dos looks de Cher Horowitz em Clueless?) e, claro, no clima western dos rodeios, comprovando sem sombra de dúvida que ele vai muito além do óbvio.
Excêntrico, subversivo, romântico, tradicional, a versatilidade é indiscutível e oferece muitas possibilidades. E como é um item atemporal, é bem provável que você já tenha uma dando sopa por aí, só esperando por um refresh para se transformar.

Foto: Coleção The Row (Reprodução/The Row)
Deixe para as irmãs Olsen a tarefa de modernizar o clássico como no look book da The Row: o styling mais sofisticado trouxe um novo olhar para a flanela. A jogada da vez? Combinar com calça de alfaiataria, trazendo polidez e um ar cool.

Foto: Desfile Saint Laurent (Reprodução/Vogue Runway)
Não pense que a camisa xadrez não entra no corporate core. A Saint Laurent colocou na passarela combinações com saia lápis que vão tranquilamente pro escritório. Fórmula fácil para roubar já.

Foto: @hannahlovey (Reprodução/Instagram)
Não precisa vestir, dá para se jogar na forma favorita do grunge, amarrada na cintura. Só que em 2025, ela transcende, funcionando em todo tipo de produção, tipo look de apelo esportivo, emprestando um toque nonchalant ao athleisure.

Foto: @tijanserena (Reprodução/Instagram)
Ou então incrementando o combo básico de jeans, camiseta branca e trench.

Foto: @sarahlysander (Reprodução/Instagram)
No look de treino? Sim, também vai, principalmente como sobreposição, pra emprestar um tom mais urbano.

Foto: @sarahlouiseblythe (Reprodução/Instagram)
Aberta, como terceira peça, com regata e bermuda oversized, fica confortável e estiloso.

Foto: @tamumcpherson (Reprodução/Instagram)
Xadrez com xadrez é outra aposta que funciona para um resultado mais elegante (e pontos bônus se quiser incluir uma outra estampa, tipo animal print).

Foto: @emilisindlev (Reprodução/Instagram)
E também é perfeita para uma composição casual, ótima para essa época de transição de estações, em que a temperatura não se decide.

Foto: @_livmadeline (Reprodução/Instagram)
Quer um apelo mais refinado? Use com materiais mais nobres, mantenha a cartela de cores mais fechada e combine com acessórios dourados.
Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look
Fonte: Steal the Look