Propriedade ganhou o título de mais sustentável do país. Casal Garcia Cid investe em tecnologia para auxiliar nos processos da produção.
Caminhos do Campo/RPC
As principais lavouras são de plantas aromáticas ou medicinais, usadas na extração dos óleos. Cinco espécies são cultivadas. Entre elas, a erva-baleeira, nativa do Brasil.
Dos 1.580 hectares da propriedade, 314 foram mantidos intactos e formam uma reserva particular de patrimônio natural (RPPN), o que garante que a área não será desmatada.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A produção de óleos na Fazenda Jaracatiá, em Querência do Norte, no noroeste do paraná, começou em 2017. Tudo o que se planta nas terras, é orgânico, sem uso de produtos químicos.
O casal Garcia Cid investe em tecnologia para auxiliar nos processos da produção. No campo, irrigadores compensam a falta d’água de períodos mais secos.
Além de uma estação meteorológica própria que indica quando ligar as máquinas, um drone tira fotografias térmicas e indica quais são as áreas mais secas.
Leia também:
Veja: Mulher é presa por aplicar golpes em pizzarias de Curitiba; estabelecimento foi vítima 43 vezes e teve R$ 7 mil de prejuízo
Paraná: Após onda de calor, frente fria se aproxima; veja regiões que serão afetadas
PR-092: Dois jovens são encontrados mortos após ficarem cinco dias desaparecidos
Na indústria, as folhas e o bagaço das plantas após o óleo ser extraído, vão para o biodigestor para gerar energia, ou para o biofertilizante, para virar adubo.
No ano passado, a fazenda ficou em 1º lugar no prêmio “Fazenda sustentável do Brasil”, da revista Globo Rural. O título foi um incentivo para o casal continuar mantendo o cuidado com o meio ambiente.
“Nos motivou muito a continuar com a sustentabilidade, continuar investindo e trazendo nosso exemplo para influenciar outras empresas. Mostrar para o mundo que no Brasil tem produtividade positiva” conta Flávia Garcia Cid, produtora rural.
Seu marido, Maurício Garcia Cid, complementa: “Muitas vezes aquilo que você tem na sua propriedade e não dá valor, tem valor. É necessário apenas uma transformação para aplicar conhecimento e experiência”.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.
Fonte:G1 Paraná
Premiada: conheça a fazenda no Paraná que produz óleos essenciais e é referência em sustentabilidade

Compartilhar esta notícia




Samsung Auto surge como alternativa ao Android Auto, mas com uma restrição
16 de abril de 2025

Inditex bate recorde de vendas em 2024, com 38,63 bilhões de euros
12 de março de 2025