Por
Reuters
Publicado em
10 de julho de 2025
A primeira bolsa Birkin da Hermès, criada sob medida para a atriz Jane Birkin em 1984 – um dos acessórios mais icônicos da história da moda moderna – foi vendida em um leilão da Sotheby’s na quinta-feira, 10 de julho, em Paris, por 10 milhões de dólares..

De acordo com a tradição da moda, a primeira bolsa Birkin foi criada depois de a atriz e cantora franco-britânica ter sentado ao lado de Jean-Louis Dumas, executivo da Hermès, em um voo em 1984 e ter mencionado que precisava de uma bolsa que fosse simultaneamente elegante e funcional para a sua vida de jovem mãe.
Dumas teria esboçado o conceito a meio do voo, concebendo uma bolsa de mão retangular com espaço específico para biberões.
A Hermès produziu esse protótipo para Birkin, lançando posteriormente versões menores para o público. O modelo, agora lendário, rapidamente ganhou popularidade e tornou-se uma pedra angular da identidade e do sucesso comercial da marca.
Atualmente, as bolsas Birkin custam mais de 10.000 dólares, mas esta original – que apresenta as iniciais “J.B.” de Birkin na aba e uma alça de ombro não destacável, ao contrário das versões posteriores – foi vendida por telefone a um comprador privado no Japão, segundo a Sotheby’s.
A licitação final estabeleceu um novo recorde para o artigo de moda mais caro já vendido em um leilão.

“Era uma bolsa de viagem. É evidente que foi usada durante nove anos por Jane Birkin diariamente e a forma ainda é muito bonita”, disse Aurélie Vassy, chefe do Departamento de Bolsas e Moda da Sotheby’s Europa e Médio Oriente, em uma entrevista à Reuters.
Birkin leiloou originalmente a bolsa em 1994 para angariar fundos para a Sidaction, uma instituição de caridade francesa que apoia a luta contra a AIDS. Voltou a mudar de mãos em 2000, quando um colecionador privado francês a comprou.
Quando Jane Birkin faleceu em 2023, a Presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, chamou-lhe “a mais parisiense das inglesas”, um tributo à sua profunda conexão com a capital francesa.
Nascida no Reino Unido, Birkin mudou-se para a França no final da década de 1960 e tornou-se conhecida não só pelo seu trabalho no cinema e na música – em especial o provocador êxito “Je t’aime… moi non plus” – mas também pelo seu ativismo e contribuições humanitárias.
Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.
© Thomson Reuters 2025 All rights reserved.
Fonte: Fashion Network