Se janeiro foi um mês com muita chuva, fevereiro tem previsão de ser mais ainda no Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em relação à série histórica dos acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, é esperada uma quantidade acima da média em todas as regiões paranaenses – inclusive no Sudoeste, onde as precipitações foram isoladas no mês de janeiro.
O domingo (2) já foi de chuva intensa em algumas áreas. Temporais isolados ocorreram em todas as regiões do Paraná. Na faixa centro-oeste do estado, esses temporais foram/estão acompanhados por incidência de raios.
Pontualmente, tempestades severas se formaram nas proximidades de Santa Helena-PR (extremo oeste), Pato Branco-PR (extremo sul) e Altônia (região Noroeste). Nessas localidades, foram registradas fortes rajadas de vento, com alta probabilidade de queda de granizo. Em Altônia, as rajadas de vento atingiram cerca de 77 km/h.
Na segunda-feira (3), segundo a previsão, os índices de instabilidade seguirão elevados no Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas em todo o estado, principalmente a partir da tarde.
Em alguns pontos, essas chuvas podem ser intensas, com forte atividade elétrica, rajadas de vento e volumes significativos em um curto intervalo de tempo. As faixas centro-leste e centro-norte devem registrar os maiores acumulados, exigindo atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra, já que o solo estará mais úmido devido à sequência de dias chuvosos nessas regiões.
Essa tendência de chuva intensa segue todos os dias desta semana, diz a previsão do tempo do Simepar. Pelo menos até a sexta-feira (7) os volumes de chuva ficam altos.
A partir do dia 8 é que os sistemas de chuva ficam mais brandos, com pancadas de chuva isoladas típicas do verão. Essa situação dura até o início da próxima semana.
Curitiba registrou chuva acima da média em janeiro
O mês de janeiro foi de muita chuva em Curitiba. E prova disso foi que o volume registrado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), superou em muito a média histórica para o mês.
Foram 302,4 milímetros de chuva, 115,8 mm a mais do que a média para o primeiro mês do ano. A média histórica de janeiro é 186,6 mm.
O post Primeira semana de fevereiro tem previsão de chuva acima da média no Paraná apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná