Primeira semana de fevereiro tem previsão de chuva acima da média no Paraná

Se janeiro foi um mês com muita chuva, fevereiro tem previsão de ser mais ainda no Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em relação à série histórica dos acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, é esperada uma quantidade acima da média em todas as regiões paranaenses – inclusive no Sudoeste, onde as precipitações foram isoladas no mês de janeiro.

O domingo (2) já foi de chuva intensa em algumas áreas. Temporais isolados ocorreram em todas as regiões do Paraná. Na faixa centro-oeste do estado, esses temporais foram/estão acompanhados por incidência de raios.

Pontualmente, tempestades severas se formaram nas proximidades de Santa Helena-PR (extremo oeste), Pato Branco-PR (extremo sul) e Altônia (região Noroeste). Nessas localidades, foram registradas fortes rajadas de vento, com alta probabilidade de queda de granizo. Em Altônia, as rajadas de vento atingiram cerca de 77 km/h.

Na segunda-feira (3), segundo a previsão, os índices de instabilidade seguirão elevados no Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas em todo o estado, principalmente a partir da tarde.

Em alguns pontos, essas chuvas podem ser intensas, com forte atividade elétrica, rajadas de vento e volumes significativos em um curto intervalo de tempo. As faixas centro-leste e centro-norte devem registrar os maiores acumulados, exigindo atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra, já que o solo estará mais úmido devido à sequência de dias chuvosos nessas regiões.

Essa tendência de chuva intensa segue todos os dias desta semana, diz a previsão do tempo do Simepar. Pelo menos até a sexta-feira (7) os volumes de chuva ficam altos.

A partir do dia 8 é que os sistemas de chuva ficam mais brandos, com pancadas de chuva isoladas típicas do verão. Essa situação dura até o início da próxima semana.

Curitiba registrou chuva acima da média em janeiro

O mês de janeiro foi de muita chuva em Curitiba. E prova disso foi que o volume registrado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), superou em muito a média histórica para o mês.

Foram 302,4 milímetros de chuva, 115,8 mm a mais do que a média para o primeiro mês do ano. A média histórica de janeiro é 186,6 mm.

O post Primeira semana de fevereiro tem previsão de chuva acima da média no Paraná apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia