Primeiro Castrafaz de 2025 atende mais de 160 animais cadastrados

Na primeira edição do Programa CastraFaz de 2025, cerca de 160 animais cadastrados foram chamados para o procedimento de castração oferecido pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desta vez, o local escolhido para o atendimento foi o Parque Verde e contou com o apoio do ônibus do programa estadual Castra Mais Paraná.

IMG_6313-31

Os animais e seus tutores enfrentaram as altas temperaturas do início desta semana para garantir o bem estar dos animais e contribuir para o controle do aumento da população de cães e gatos na cidade.

IMG_6285-19

De acordo com a coordenadora do projeto, Natália Maria Lucindo, esta etapa foi marcada pelo não comparecimento de cidadãos que fizeram o cadastro no site da Prefeitura, receberam o aviso que seriam atendidos nesta edição e confirmaram presença. “Estas pessoas acabam impedindo que outras pessoas tenham acesso ao programa, pois existe um preparo para o procedimento. Não podemos chamar outros munícipes inscritos em cima da hora.” Lamentou a bióloga.

IMG_6276-17

Os trabalhos de castração seguem a fila de cadastros, o qual pode ser realizado através da página do programa, no site da Prefeitura de Fazenda Rio Grande. Depois de realizar o cadastro, é necessário esperar que a equipe do CastraFaz entre em contato e avise a data e local do procedimento, que sempre é realizado por ordem de chegada dos animais que foram chamados.

IMG_6365-9

A prioridade de atendimentos é a de animais comunitários resgatados por tutores. As vagas remanescentes são distribuídas para cachorros e gatos domésticos. Após a castração, os animais são entregues com todos os medicamentos e com o colar elizabetano, o qual deve ser devolvido após a recuperação do animal.

IMG_6385-17

A castração é um procedimento simples e seguro que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos animais. Previne doenças graves, como o câncer de mama em cadelas e o câncer de testículo em cães machos, e pode contribuir para um comportamento mais tranquilo e dócil, facilitando a convivência com outros animais e com a família.

Fonte: Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Compartilhar esta notícia