Programa de reciclagem ja recolheu mais de 1.700 toneladas de tampinhas plásticas

O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação de plásticos das Américas, o Tampinha Legal, ultrapassou os expressivos volumes de 1.700 toneladas de tampas plásticas. A iniciativa, que promove, primeiramente, a sustentabilidade econômica, social e ambiental, tem mobilizado comunidades, empresas e instituições em 10 estados do Brasil, desde sua criação.

O programa, lançado em 2016 pelo Instituto SustenPlást, incentiva a coleta e destinação correta das tampas plásticas, revertendo os valores arrecadados para entidades assistenciais que fazem parte do Tampinha Legal. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, as 1.700 toneladas representam a mudança de comportamento de massa, objetivo principal do programa. “Essa quantidade representa mais de 950 milhões de tampas plásticas que foram recolhidas ao longo de oito anos de atuação e são decorrentes do trabalho de conscientização que é feito diariamente. Guardar a tampa plástica de uma garrafa de água, por exemplo, é um ato simples mas que, quando realizado por muitas pessoas, se transforma em 1.700 toneladas. Quantas mãos são necessárias para recolher, separar por cores e entregar 950 milhões de tampas plasticas”, destacou.

Com pontos de coleta espalhados em 10 estados brasileiros, o Tampinha Legal conta com a participação ativa de escolas, empresas e voluntários que ajudam a ampliar o alcance da iniciativa. O sucesso do programa reforça a importância da educação ambiental e do engajamento coletivo para a redução do descarte irregular de resíduos plásticos, bem como o mantenimento de instituições do terceiro setor que prestam serviços essenciais para a sociedade.

O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No segundo semestre de 2024 ultrapassou R$ 4 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes. No Núcleo Porto Alegre/RS, ocorre o projeto piloto do Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

O post Programa de reciclagem ja recolheu mais de 1.700 toneladas de tampinhas plásticas apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia