Programa Elas Exportam vence prêmio internacional da Organização Mundial do Comércio

Publicado em



8 de julho de 2025

O programa brasileiro “Elas Exportam”, para mulheres no comércio exterior, venceu o “Prêmio Igualdade de Gênero no Comércio”, na categoria Mulheres Empreendedoras, da Organização Mundial do Comércio (OMC), que reconhece práticas, políticas ou iniciativas que contribuam para a inclusão de mulheres na economia global. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 2 de julho, em Genebra, na Suíça.

Programa Elas Exportam vence prêmio internacional da Organização Mundial do Comércio
Programa Elas Exportam vence prêmio internacional da Organização Mundial do Comércio – Divulgação ApexBrasil

Criado em 2023 pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o programa gratuito acontece semestralmente e combina mentorias, oficinas e seminários. Ele acumula a participação de 315 mulheres, sendo 169 mentoradas e 146 mentoras, e já impulsionou negócios como a Engenho Café de Açaí, de Macapá, comandado por Valda Gonçalves, que hoje exporta para Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

Na categoria que o programa brasileiro saiu vencedor participaram iniciativas de outros 14 países. Para concorrer ao prêmio, o país deve ser membro ou observador da OMC e apresentar uma política comercial, programa de exportação ou projeto que promova a inclusão e o empoderamento econômico das mulheres. A avaliação leva em conta oito critérios: inclusão, empoderamento, parcerias, possibilidade de replicação, inovação, estratégia de comunicação, alinhamento com os pilares do Grupo de Trabalho Informal sobre Comércio e Gênero da OMC, e aprendizados obtidos com a iniciativa.

“É um reconhecimento dos esforços do país na promoção do empoderamento econômico feminino por meio do comércio exterior”, diz Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. Um estudo do MDIC aponta que apenas 14% das empresas exportadoras contam com maioria feminina em seus quadros societários. “O objetivo do programa é contribuir para aumentar essa participação”, acrescenta Tatiana.

“O Elas Exportam  congrega duas ferramentas muito eficientes para o desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres no comércio internacional: mentorias e formação de redes”, diz Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil, representante da Agência na premiação.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia