Província mais populosa do Canadá revoga tarifa de 25% para exportação de energia aos EUA | Mundo

O primeiro-ministro da província de Ontário, Doug Ford, disse nesta terça-feira que concordou em suspender a aplicação de tarifas de 25% sobre todas as exportações de energia da região para os Estados Unidos após conversa com o secretário americano de Comércio, Howard Lutnick.

Em publicação no X (Twitter), Ford disse que ele e Lutnick conversaram e chegaram a um acordo para suspender as tarifas e se encontrar na quinta-feira para discutir a renovação do acordo de livre comércio entre EUA, México e Canadá antes do “prazo de tarifa recíproca” de 2 de abril anunciada por Trump.

Horas antes do anúncio, Trump publicou em sua rede social, a Truth Social, que as tarifas sobre aço e alumínio do Canadá aumentariam de 25% para 50% a partir de quarta-feira, em resposta à decisão da província de Ontário de taxar a energia exportada aos EUA.

Trump também disse que iria declarar “emergência nacional” para os três Estados afetados pela decisão de Ontário. A medida da província canadense poderia impactar 1,5 milhão de americanos nos Estados de Minnesota, Nova York e Michigan, que recebem parte da eletricidade do país vizinho.

 — Foto: Nathan Denette/The Canadian Press vía AP
— Foto: Nathan Denette/The Canadian Press vía AP

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia