Quarta-feira de Cinzas tem celebrações nas igrejas do Litoral do Paraná

Na quarta-feira, 5 de março na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá, às 15 horas, acontece a celebração da missa de abertura da Quaresma, o período de 40 dias e preparação para a Festa da Páscoa.

Durante a celebração, acontecerá o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF), um período em que, no Brasil inteiro, a Igreja Católica faz uma reflexão e mobiliza ações ligadas a um tema importante. Em 2025 o tema é: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

“A Campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, destaca a Diocese de Paranaguá.

Dom Edmar iniciará, de forma oficial, a Campanha da Fraternidade, nos 13 municípios que compõe a Diocese de Paranaguá. Em todas as comunidades, paróquias, santuários e cidades da Diocese, acontecerão eventos conectados com a CF e seus objetivos, onze itens que estão descritos no link https://campanhas.cnbb.org.br/apresentacao-da-campanha-da-fraternidade-2025  

“O significado das cinzas, do jejum, da penitência e da oração, marcas da quaresma, ligam-se à Campanha da Fraternidade”, afirma Dom Edmar, “Nos colocamos diante de tantas dores e sofrimento que marcam nossa sociedade, vemos as mudanças climáticas aceleradas que causam a morte, a pobreza, a fome, as guerras e a necessidade de povos se deslocarem dos locais onde vivem. Precisamos tomar atitudes para cuidar desta “casa comum”, o planeta Terra, e combater estes males, para resgatar a dignidade e a paz na vida das pessoas”, comenta o bispo.

QUARESMA

 A Quaresma ocorre de 5 de março a 17 de abril (40 dias que antecedem a Páscoa). Ela termina na Quinta-feira Santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início o Tríduo Pascal. A celebração de Quinta e Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo da Páscoa. Foto: Diocese de Paranaguá.

PROGRAMAÇÃO

Missas ocorrerão nas igrejas por todo o litoral. Confira:

Guaraqueçaba, às 19h, Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões

Catedral Diocesana de Paranaguá, 7h, missa e novena. Às 15h e às 19h. Paróquia São João Batista, 20h, Paranaguá. Paróquia Nossa Senhora da Paz, às 19h30. Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h30. Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, às 10h e 19h. Santuário São Francisco das Chagas, 11h30. Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, às 8h30. Matriz Santa Josefina Bakhita, 20h. Comunidade Nossa Senhora das Graças, às 8h. Divino Espírito Santo, às 9h30, Comunidade Santíssimo Redentor, às 18h, Matriz São Cristóvão, 19h30.

Guaratuba, comunidade Santo Antônio Coroado, às 18h. igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Brejatuba, às 19h30. Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, no Centro, às 19h30. Paróquia São Francisco de Assis, 19h30, Bairro Cohapar.

Antonina, Paróquia Santuário Nossa Senhora do Pilar, às 15h e às 19h.

Morretes, Igreja São Benedito às 9h. Igreja Matriz, às 19h30. Capela Nossa Senhora da Glória Sambaqui, às 19h30.

Matinhos, Matriz Sant’Ana, às 19h30, Caiobá. Matriz, às 10h 15h, 19h. Divino Espírito Santo, às 19h30.

Pontal do Paraná, Santuário São José, às 8h e às 16h. Comunidade Santa Terezinha, às 8h. Comunidade Santa Cruz, às 19h30. Matriz São Pedro e São Paulo, às 10h. Sagrado Coração de Jesus, às 15h. São José Operário, às 19h30.

O post Quarta-feira de Cinzas tem celebrações nas igrejas do Litoral do Paraná apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia