Contador de formação, Abel fez carreira na Berkshire, onde está desde 2000, ocupando diferentes postos de comando. Entre 2014 e 2018, respondeu pela presidência da Berkshire Hathaway Energy. Atualmente, é vice-presidente de operações dos negócios fora do setor de seguros, um dos principais da casa.
O executivo é descrito pelo “Financial Times” como bastante equilibrado e de perfil analítico, capaz de extrair mais valor das empresas investidas. Ele assumiu maior responsabilidade pelos negócios da Berkshire após ser promovido ao conselho em 2018, quando passou a fazer supervisão de empresas como a Precision Castparts, fornecedora de tecnologia e peças para a Boeing, além da Clayton Homes, a maior construtora de moradias modulares dos Estados Unidos.
Antes da Berkshire, Abel trabalhou na antiga PriceWaterhouseCoopers, atual PwC, em San Francisco na Califórnia. Um dos clientes era a então CalEnergy, empresa para a qual foi transferido como executivo do back-office e mais tarde se tornou presidente-executivo (CEO). A empresa depois foi adquirida pela Berkshire Hathaway, formando a unidade de energia do grupo de Buffett.
Desde 2021, Abel é visto como possível sucessor de Buffett na holding. Em uma entrevista em maio daquele ano, o próprio Buffett disse via Abel como seu futuro sucessor como CEO.
Fonte: Valor