O governo Luiz Inácio Lula da Silva publicará em edição extra do “Diária Oficial da União” (DOU) desta segunda-feira (5) a nomeação da nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que substituirá Cida Gonçalves no cargo. A troca na pasta é mais uma mudança da “cota pessoal” de Lula, já que Cida havia sido escolhida pelo próprio presidente, mas não vinha agradando a cúpula do Palácio do Planalto.
A nova ministra, no entanto, não é uma cara desconhecida na Esplanada dos Ministérios. Filiada ao PT, Márcia Lopes já trabalhou na primeira e segunda gestões de Lula à frente da estrutura federal.
Naquela ocasião, ela passou por três cargos diferentes: foi secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004), secretária-executiva da mesma pasta, (2005 a 2007) e, ministra da pasta em questão (2010).
A nova auxiliar do presidente é professora há mais de 30 anos do curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela possui graduação em Serviço Social pela mesma universidade, especialização na área da Criança e Adolescente, além de mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
O currículo dela traz outras experiências, como o cargo de conselheira Nacional de Assistência Social (CNAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no ano de 2004. Por fim, foi presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2007).
Fonte: Valor