Ralph Lauren apresenta coleção de outono repleta de alfaiataria romântica

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



22 de abril de 2025

Em um mundo de incertezas, uma coisa permanece certa: Ralph Lauren oferece roupas de qualidade, lindas e atemporais. Ele se mantém fiel a uma visão clássica, demonstrativa de bom gosto, que, dependendo do Zeitgeist atual da moda ou mesmo do mundo em geral, se destaca mais de acordo com a apresentação da coleção.

Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York
Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York – Courtesy

Para seu desfile de outono de 2025, a visão de Lauren acertou em cheio em um estilo de vestimenta que parece ir ao encontro do momento, tanto no que desejamos em nosso íntimo quanto na forma como nos apresentamos em um mundo que está mudando de maneiras inesperadas e até chocantes.

Se ele não tivesse se tornado estilista, não é difícil imaginar que Lauren teria se dedicado ao cinema. Sua empresa foi fundada quando o nova-iorquino nascido no Bronx se inspirava em Fred Astaire e no estilo da velha Hollywood, quando lançou sua coleção de gravatas largas em 1967, o que impulsionou sua carreira na moda. (Sem mencionar seu figurino para “Annie Hall”, “O Grande Gatsby” e a variedade de figurinos memoráveis ​​para o tapete vermelho da elite hollywoodiana)

Hollywood também não faltou, com convidados como Anne Hathaway, Michelle Williams, Julia Louis-Dreyfus, Naomi Watts, a estrela de “White Lotus”, Sarah Catherine Hook, a estrela de “The Studio” e sobrinha de Anna Sui, Chase Sui Wonders, Kacey Musgraves, entre outros.

Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York
Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York – Courtesy

Por isso, seus desfiles muitas vezes parecem um teatro cinematográfico. Para o outono 2025, com a coleção denominada “The Modern Romantics”, ele escolheu um espaço onde até o nova-iorquino mais experiente se perguntava em voz alta ao entrar: “Que lugar é este?”. Era a Jack Shainman Gallery, instalada no edifício histórico Clock Tower, no número 46 da Lafayette Street, ao norte da Prefeitura, que apresenta uma série de edifícios governamentais nos estilos renascentista francês e neoclassicismo inglês, construídos pela mesma empresa: McKim, Mead & White.

A galeria fica na sala principal de um banco requintadamente Beaux-Arts, cujo teto podia ser admirado por horas. Em uma das extremidades, havia uma escada de mármore por onde as modelos desciam para a passarela, dispensando o corrimão com a maior ousadia.

As notas do desfile descreveram a mulher Ralph Lauren desta temporada como “autoconfiante e livre de regras, com combinações de masculino e feminino, rústico e refinado, enriquecida por um trabalho artesanal que a eleva ao nível de relíquia de família”.

Apesar do cenário que remetia à série televisiva de época, “The Gilded Age”, a garota de Lauren exalava um visual específico nos anos 1980, quando a moda preppy estava no auge. Embora essa moça em particular pudesse ter uma queda pelos clássicos, ela também tinha um toque sensual. Para não confundir com os neo-românticos britânicos, ela gravitava em torno de blusas com babados e babados; no estilo dândi/oficial, ela enfiava as calças por dentro de botas altas de couro ou simplesmente usava calcinhas que combinavam com o visual.

Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York
Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York – Courtesy

(Como uma espectadora que ansiava pelo retorno deste vestido em particular, o que significa que Lauren teve sucesso onde outras marcas europeias falharam.) Um suéter com estampa de lantejoulas e rosas bordadas à mão também fez uma referência direta à época, fazendo referência à modelo Clotilde Holby em uma campanha da década do excesso.

Ela exibia uma frente forte, porém vulnerável, em uma paleta de cores sóbria que frequentemente combinava marrom e preto. Essas blusas brancas com um toque de piratas e vitoriano eram usadas abertas ou amarradas sob suéteres elegantes, tweeds, um top bustiê de couro para um toque de subversão ou uma jaqueta bomber vintage desgastada à mão. Couros — como um bustiê com lã camelo, uma saia estritamente justa, um colete de pele de carneiro, uma jaqueta estilo motociclista, calças palazzo de couro ou uma peça de resistência, como um macacão — conferiam ferocidade às peças. A textura demonstrava o trabalho artesanal, quer se tratasse de um blazer de camurça que se transformava em couro ou um xale marrom da Mongólia com franjas de couro.

Inspirações em guarda-roupas, como ternos de lã sob medida em camelo ou cinza, tricôs grossos, Fair Isles e sobretudos, logo deram lugar aos looks de noite.

Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York
Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova York – Courtesy

 
Aqui, o estilista mostrou seu lado mais sensual com uma camisola e vestidos estilo tomara que caia. A estampa era de um floral em aquarela com uma pegada orientalista. Os deslumbrantes, porém, eram feitos de renda branca; um estilo em camadas lembrava um tecido antigo. É claro que a dicotomia masculino-feminino de Victor Victoria também tem o primeiro lado; assim, calças foram mostradas com um colete black-tie e decotes com detalhes em lenço de renda, um robe roxo com contas ou um top transparente nas costas.

Vários estilos, como um vestido tomara que caia de veludo creme com acabamento acetinado e uma gravata preta extravagante, um vestido preto em camadas de chiffon e renda e um vestido preto com capa e punhos brancos e gola de babados, pareciam apropriados para qualquer compromisso VIP que as estrelas presentes pudessem ter.

Houve algumas referências a “Annie Hall”, especialmente oportunas, já que Quinn Hackett, personagem de Sui Wonders, usa terno e gravata diariamente em seu promissor trabalho como executiva de cinema. Mas, mais do que isso, os estilos de roupas masculinas com toques femininos pareciam pragmáticos, especialmente quando baseados em botas altas de couro com um salto grosso e sensato e carregando uma bolsa descontraída e descomplicada; eles tinham uma qualidade uniforme e, em tempos difíceis, vestir-se com um ar de autoridade e pronto para qualquer coisa parece apropriado.

Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova Iorque
Ralph Lauren, Outono-Inverno 2025/2026, Nova Iorque – Courtesy

As roupas podem mudar o humor e dar a quem as veste e ao espectador uma sensação de convicção. O mesmo pode acontecer com o Sr. Lauren, que se curvou da sacada acima da sala de onde as modelos desceram, acenando para seus convidados e assegurando-nos de que está vivo e bem. 
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia