Publicado em
10 de abril de 2025
Dois projetos criativos relacionados à linha de móveis Diesel Living foram apresentados pela marca emblemática do grupo veneziano OTB (Only the Brave), do dinâmico empreendedor Renzo Rosso, na Milan Design Week 2025: uma coleção de sofás e poltronas em colaboração com Moroso, e uma luminária pendente com seu outro parceiro Lodes, ambos projetos concebidos pelo diretor criativo da marca, Glenn Martens, enquanto Renzo Rosso aumenta seu interesse pelo setor imobiliário/contratual.

“Há vários anos, reunimos um grupo de sete parceiros, todos italianos, que criam banheiros, cozinhas, salas de estar, azulejos etc. para a Diesel, desenvolvendo um conceito único para casa”, explicou o fundador Renzo Rosso ao FashionNetwork.com, durante a Design Week, como parte do evento orquestrado por sua marca principal. “O próximo passo é o mundo dos contratos, onde você pode realmente fazer um negócio sólido. Já construímos dois Diesel Building, um em Wynwood com 159 apartamentos e outro em Las Vegas com 200, dos quais criamos as áreas comuns com a marca Diesel, mas permitindo que aqueles que desejam morar lá também mobiliem o interior dos apartamentos com nossas criações Diesel Living. Estamos prestes a assinar o terceiro projeto desse tipo, em São Paulo, Brasil, nas próximas semanas.
Renzo Rosso está atualmente trabalhando na implementação de uma estrutura interna em sua empresa especificamente para lidar com o aspecto contratual. “Queremos ter pessoas que se dediquem exclusivamente a esta área do negócio, que até o momento tem sido abordada de uma forma ‘artesanal’ de mais, eu diria”, confirma o empresário de Vicenza, que também é dono do Pelican Hotel em Miami. “E não descarto possíveis projetos futuros de construção de hotéis ou restaurantes, também porque é essa a direção que a moda e o luxo estão tomando. A moda por si só não basta mais”, continua Rosso, “e hoje os mundos da hotelaria e da gastronomia estão com um desempenho muito bom e são uma força motriz.”

Os projetos “D-Scape” e “D-Burned”
O primeiro projeto da Diesel na Milan Design Week 2025 aborda uma visão futurista de conforto. “D-Scape” é uma forma modular e escultural, inspirada na imensidão do espaço sideral. Esta coleção, em parceria com a empresa de design Moroso de Tavagnacco (UD), projetada sob a direção criativa de Glenn Martens em colaboração com Controvento (um coletivo criativo de designers cofundado por Gabriele Chiave e Verdiana Vannini), é composta por sofás de tamanho padrão, uma poltrona e um pufe; nasceu sob a bandeira da versatilidade, disponível em múltiplas configurações. Enraizada na linguagem estética do Cosmic Pop, a coleção, que Martens considera perfeita para espaços de convivência contemporâneos, combina geometrias assimétricas e formas generosas.
Além disso, a Lodes (empresa veneziana ativa desde 1950 em iluminação decorativa) e a Diesel estão expandindo seu catálogo com uma criação original que combina design, inovação e identidade de material: “D-Burned”, uma luminária suspensa também projetada sob a direção criativa de Glenn Martens em colaboração com Controvento.

O elemento distintivo da nova luminária é o denim, um material icônico da Diesel desde 1978. De fato, com D-Burned, a Diesel Living apresenta o denim devoré ao mundo da iluminação, retomando um tratamento essencial usado pelo diretor criativo Glenn Martens nas coleções de passarela da Diesel. Disponível em dois tamanhos (60 cm e 120 cm), esta luminária é caracterizada pelo tecido denim devoré drapeado, que filtra a luz criando um jogo de transparências, sombras e materialidade.
Com uma estética que remete ao universo da moda, D-Burned foi projetado para se integrar harmoniosamente a ambientes residenciais e espaços públicos dedicados à hospitalidade, perfeito tanto como elemento único sobre uma mesa, quanto como instalação modular, adaptável a restaurantes e espaços contratuais, e é protagonista dentro do Diesel Pop-Up Space em San Babila, de 8 a 16 de abril de 2025.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network