Richemont: mudança de CEO na Panerai anunciaria o fim de sua divisão de relógios?

Publicado em



20 de março de 2025

Jean-Marc Pontroué usou as redes sociais para anunciar sua saída da Panerai após sete anos de serviço. Este anúncio gerou especulações sobre uma possível grande reorganização na Richemont e sua divisão de relojoaria. No dia seguinte, na noite de 18 de março, a empresa italiana de relógios, que o executivo comandava desde 2018, confirmou sua saída e anunciou Emmanuel Perrin como seu sucessor. Este último assumirá o cargo em 1º de abril e se reportará a Nicolas Bos, líder da Richemont.

Emmanuel Perrin
Emmanuel Perrin – Panerai

Jean-Marc Pontroué trabalhou por 25 anos na Richemont, ocupando cargos de liderança em outras empresas relojoeiras, incluindo seis anos à frente da Roger Dubuis e mais de uma década na Montblanc. Em particular, ele apoiou o crescimento da Panerai, transformando esta marca pouco conhecida em um dos nomes mais reconhecidos da relojoaria nos anos 2000, trazendo inovações técnicas, novos materiais e se comprometendo com uma abordagem sustentável.

Emmanuel Perrin também é um gestor de longa data na Richemont, onde trabalha há 33 anos. Ele trabalhou para a Cartier e, desde 2017, é responsável pela distribuição da divisão Specialist Watchmakers da Richemont, que reúne oito marcas de relógios do grupo (A. Lange & Söhne, Baume & Mercier, IWC, Jaeger-LeCoultre, Panerai, Piaget, Roger Dubuis e Vacheron Constantin).

“Seu profundo conhecimento do Grupo e da indústria relojoeira o coloca em uma posição para liderar a evolução contínua e o sucesso a longo prazo da Panerai”, disse a marca em um comunicado, sem fornecer mais detalhes.

Panerai
Panerai – Panerai

Sua chegada à Panerai poderia marcar a dissolução da divisão relojoeira da Richemont, dando a cada marca maior autonomia, segundo fontes citadas pela imprensa especializada. Durante os oito anos em que o executivo francês esteve à frente da distribuição de relógios especiais do grupo, ele trabalhou para reduzir a rede de varejistas independentes para favorecer as boutiques próprias das marcas, alimentando o descontentamento entre os varejistas e interrompendo a rede de vendas das marcas de relógios.

Contactado pelo FashionNetwork.com para saber de um possível fechamento da divisão Specialist Watchmakers, o grupo suíço não quis comentar. Está claro que a chegada de Nicolas Bos como CEO do grupo de Genebra, promovido ao cargo de CEO em junho de 2024, continua a impulsionar uma série de mudanças dentro da organização da empresa, como ilustrado pela cascata de novas nomeações à frente de diversas marcas nos últimos meses. Se essa dissolução for confirmada, marcará uma transformação significativa para a empresa.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia