Uma operação de limpeza pesada está em andamento no Rio Atuba, importante curso d’água que atravessa diversos bairros de Curitiba. A ação visa combater o acúmulo de sedimentos e lixo, que comprometem o escoamento das águas e aumentam o risco de enchentes em áreas como Bairro Alto, Tarumã, Cajuru e Uberaba.
O Rio Atuba desempenha papel crucial na drenagem urbana da capital paranaense, recebendo águas de vários afluentes. Paulo Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), ressalta a importância da iniciativa: “Estamos retirando sedimentos que se acumulam e comprometem o escoamento, aumentando a vulnerabilidade dessas áreas a alagamentos”.
Entre os materiais retirados do rio, encontram-se restos de construção, móveis, pneus e lixo orgânico, frequentemente descartados de forma irregular nas ruas e arrastados pelas chuvas. A Prefeitura lembra que toda a cidade é atendida pelo sistema de coleta de lixo.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca a importância dessas ações diante das mudanças climáticas: “As mudanças climáticas nos fazem conviver com chuvas cada vez mais intensas. Neste cenário, o cuidado com os rios é crucial para evitar inundações e prevenir possíveis danos às comunidades que vivem em áreas suscetíveis a alagamentos”.
Em outro ponto da cidade, no Boqueirão, o Rio Belém também passa por uma mega limpeza. Este rio corta 37 bairros de Curitiba.
Ajude! Não jogue lixo no rio!
A prefeitura de Curitiba reforça o apelo à população para evitar o descarte irregular de resíduos, principal fator que compromete a drenagem natural da cidade. Os curitibanos podem colaborar utilizando os 13 Ecopontos distribuídos pela cidade e denunciando irregularidades pelo telefone 156.

Risco de acidente
CUIDADO! Seu filho estará em perigo nesta praça de Curitiba!

Reforço na sinalização
Cruzamento caótico em bairro nobre de Curitiba é arapuca pra acidentes?

Novidades
Balada famosa de Curitiba vai reabrir com nova identidade

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Fonte: Tribuna PR