Nesta sexta-feira (14), o Parque Passaúna, em Curitiba, foi o palco de uma importante simulação de resgate em situações de inundação. A atividade fez parte da conclusão do curso de Gerenciamento em Proteção e Defesa Civil, voltado para administradores e servidores das regionais de Curitiba.
- Tempo fecha e tarde de sexta começa com chuva em Curitiba; 27 municípios estão em alerta no Paraná
- Alerta de terremoto no Brasil assusta moradores do Litoral nesta madrugada
Durante a simulação, equipes realizaram o resgate de pessoas ilhadas, utilizando barcos da Defesa Civil para salvar as vítimas em um cenário de inundação. O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores para situações de emergência, garantindo que estejam preparados para agir de forma eficiente e segura em casos extremos de desastres naturais.
Recentemente, Curitiba e região metropolitana enfrentaram chuvas intensas que causaram alagamentos e transtornos significativos. Na quinta-feira (13), um temporal resultou em alagamentos em vários bairros da cidade, como Batel, Bairro Alto, Santa Cândida e Cajuru. A Avenida Visconde de Guarapuava e a Rua Brigadeiro Franco, no Batel, foram algumas das vias mais afetadas. Além disso, 22 ocorrências de quedas de árvores e galhos foram registradas em 12 bairros, incluindo bairros como Uberaba, CIC e Água Verde.
Esses eventos demonstram a importância de capacitar as equipes de resgate e Defesa Civil, especialmente diante da crescente ocorrência de situações extremas causadas pelas chuvas intensas. A simulação e o treinamento contínuo são essenciais para garantir a segurança da população em momentos de crise.
O post Simulação de resgate em inundações marca conclusão de curso de defesa civil em Curitiba apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná