Sir Paul Smith faz a sua estreia na passarela de Milão aos 78 anos

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



23 de junho de 2025

Não tentem dizer a Sir Paul Smith que não se pode ensinar truques novos a um cão velho, depois de o designer britânico se ter estreado em Milão com uma das suas coleções mais naturais dos últimos anos.

Paul Smith, primavera-verão 2026
Paul Smith, primavera-verão 2026 – Courtesy of Paul Smith

Nos últimos anos, Paul Smith acumulou um arquivo significativo de mais de 4.600 looks, recolhendo-os todos na sua cidade natal de Northampton — uma memória visual que desempenhou um papel importante na sua bela coleção.

“Na verdade, é muito emocionante quando um dos nossos jovens designers da equipe, que tem 20 anos, regressa com um look que considera que é cool e que o entusiasma”, disse Sir Paul após o seu desfile de sábado à tarde.

Dito isto, o próprio Sir Paul inspirou-se na ideia de viagens boêmias e passeios por mercados estrangeiros à procura de algo exótico para comprar.

Um dos pontos-chave da coleção foi o fato de Paul Smith ter se inspirado em roupas e artigos que descobriu nos seus anos de formação. Isso incluiu uma série de grandes camisas de crepe estampadas com pássaros e flores brilhantes, inspiradas nas margens do Nilo. Uma viagem com a sua mulher, Pauline, ao Cairo, há décadas, levou às influências egípcias.

Paul Smith, primavera-verão 2026
Paul Smith, primavera-verão 2026 – Courtesy of Paul Smith

Na alfaiataria, também aligeirou a forma e os tecidos dos seus ternos, reduzindo o enchimento dos ombros e deixando os casacos sem forro. A nostalgia dos achados da feira da ladra inspirou igualmente algumas boinas fantásticas, rematadas com alfinetes e medalhões.

“Tenho vindo e desfrutado da Itália toda a minha vida, apresentando as minhas coleções na Pitti, mas nunca fazendo um desfile em Milão. Já não era sem tempo”, brincou Smith, que é o orgulhoso proprietário de uma propriedade na Toscana.

Paul Smith, primavera-verão 2026
Paul Smith, primavera-verão 2026 – Courtesy of Paul Smith

O sucesso também permitiu a Smith tornar-se um notável proprietário de imóveis. Se a sua primeira loja em Northampton tinha apenas três metros quadrados, atualmente possui lojas e showrooms em todo o mundo — desde o seu hôtel particulier em Paris até ao seu grande espaço de exposição em Milão.

“Comprei este espaço em 2001 e pensei que finalmente devia fazer alguma coisa com ele!”, brincou o sempre jovial Sir Paul, que desceu correndo dois lances de escadas para receber a sua longa salva de palmas.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia