Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
23 de junho de 2025
Não tentem dizer a Sir Paul Smith que não se pode ensinar truques novos a um cão velho, depois de o designer britânico se ter estreado em Milão com uma das suas coleções mais naturais dos últimos anos.

Nos últimos anos, Paul Smith acumulou um arquivo significativo de mais de 4.600 looks, recolhendo-os todos na sua cidade natal de Northampton — uma memória visual que desempenhou um papel importante na sua bela coleção.
“Na verdade, é muito emocionante quando um dos nossos jovens designers da equipe, que tem 20 anos, regressa com um look que considera que é cool e que o entusiasma”, disse Sir Paul após o seu desfile de sábado à tarde.
Dito isto, o próprio Sir Paul inspirou-se na ideia de viagens boêmias e passeios por mercados estrangeiros à procura de algo exótico para comprar.
Um dos pontos-chave da coleção foi o fato de Paul Smith ter se inspirado em roupas e artigos que descobriu nos seus anos de formação. Isso incluiu uma série de grandes camisas de crepe estampadas com pássaros e flores brilhantes, inspiradas nas margens do Nilo. Uma viagem com a sua mulher, Pauline, ao Cairo, há décadas, levou às influências egípcias.

Na alfaiataria, também aligeirou a forma e os tecidos dos seus ternos, reduzindo o enchimento dos ombros e deixando os casacos sem forro. A nostalgia dos achados da feira da ladra inspirou igualmente algumas boinas fantásticas, rematadas com alfinetes e medalhões.
“Tenho vindo e desfrutado da Itália toda a minha vida, apresentando as minhas coleções na Pitti, mas nunca fazendo um desfile em Milão. Já não era sem tempo”, brincou Smith, que é o orgulhoso proprietário de uma propriedade na Toscana.

O sucesso também permitiu a Smith tornar-se um notável proprietário de imóveis. Se a sua primeira loja em Northampton tinha apenas três metros quadrados, atualmente possui lojas e showrooms em todo o mundo — desde o seu hôtel particulier em Paris até ao seu grande espaço de exposição em Milão.
“Comprei este espaço em 2001 e pensei que finalmente devia fazer alguma coisa com ele!”, brincou o sempre jovial Sir Paul, que desceu correndo dois lances de escadas para receber a sua longa salva de palmas.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network