Startup de biomateriais Sequinova firma parceria com Stella McCartney para lantejoulas sustentáveis

Publicado em



13 de março de 2025

Tudo o que brilha na moda também pode ser sustentável. A Sequinova, startup de biomateriais sediada em Londres, apresentou suas lantejoulas “revolucionárias” à base de plantas no desfile de outono-inverno 2025 de Stella McCartney, durante a Semana da Moda de Paris. 

Stella McCartney A/W25

A colaboração marca “o primeiro uso comercial do mundo de lantejoulas de origem vegetal… oferecendo uma alternativa sustentável aos plásticos derivados de fósseis, sem comprometer o desempenho ou o brilho”.

As lantejoulas da Sequinova, que estrearam em dois dos minivestidos bordados à mão de McCartney, estarão disponíveis comercialmente no final deste ano, sendo a primeira vez que os consumidores poderão comprar roupas de lantejoulas de origem biológica.

Suas lantejoulas emblemáticas são derivadas de madeira de origem sustentável e utilizam um processo químico verde. E ao combinar ingredientes de origem vegetal com pigmentos de microrganismos bioengenheirados, a Sequinova também está desenvolvendo cores de alto desempenho e de origem biológica otimizadas para substituir corantes derivados de fósseis.

Citando um mercado global de lantejoulas que deve ser avaliado em quase US$ 17 bilhões e que provavelmente irá quase dobrar na próxima década, a Sequinova diz que é um grande contribuinte para a poluição por microplásticos, com a indústria da moda responsável por 35% dos microplásticos do mundo.

Então a inovação da Sequinova “fornece uma solução muito necessária para esse problema ambiental e de saúde global urgente”, diz a empresa.

Clare Lichfield, cofundadora da Sequinova, acrescentou: “Stella McCartney é uma verdadeira pioneira e é a principal referência da indústria em materiais de última geração. Nossa parceria com ela torna as roupas comerciais de lantejoulas à base de plantas uma realidade e marca o início de uma revolução na substituição de lantejoulas plásticas derivadas de petróleo, que causam tanta destruição ao nosso meio ambiente.”

Um porta-voz da marca Stella McCartney acrescentou: “Essas lantejoulas são lindas e radiantes, alinhadas com nossa visão de nunca comprometer a desejabilidade nem a sustentabilidade. Sendo uma marca livre de PVC desde 2010, esta colaboração nos aproxima um passo de coleções que não prejudicam nossa comunidade, nossas criaturas e a Mãe Terra.”

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia