Ministro usou mesmo entendimento, fixado pelo STF em casos anteriores, de que MP e ex-juiz Sergio Moro não seguiram o devido processo legal. Ex-ministro Antonio Palocci, em imagem de arquivo
Reprodução/JN
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou nesta quarta-feira (19) os processos contra o ex-ministro Antonio Palocci no âmbito da operação Lava Jato.
Toffoli se baseou no mesmo entendimento já adotado pelo STF em julgamentos anteriores que identificou parcialidade na atuação do Ministério Público e do ex-juiz federal Sergio Moro – e definiu que o devido processo legal não foi respeitado ao longo da Lava Jato.
“(…) Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual.”
Palocci chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2016, por suspeitas de ter recebido propina em contratos da Odebrecht com o governo federal.
Dois anos depois, em delação premiada, o ex-ministro dos primeiros governos Lula e Dilma afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras. O PT, à época, emitiu nota classificando as afirmações como mentirosas.
Ex-ministro Palocci delatou pagamentos de propina a Lula
Fonte:G1 Paraná
Toffoli anula processos contra ex-ministro Antonio Palocci na operação Lava Jato

Compartilhar esta notícia

Minuto de reflexão sobre racismo marcará 6ª rodada do Paranaense dos Clássicos
27 de janeiro de 2025



confira as dezenas deste sábado
25 de janeiro de 2025
