Trump diz que Japão e Coreia do Sul farão parceria no gasoduto do Alasca | Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o Japão e a Coreia do Sul gastarão “trilhões de dólares” para ajudar a construir um gasoduto de gás natural no Estado do Alasca, em seu primeiro discurso ao Congresso de seu segundo mandato nesta terça-feira.

“Meu governo também está trabalhando em um gigantesco gasoduto de gás natural no Alasca, um dos maiores do mundo, onde Japão, Coreia do Sul e outras nações querem ser nossos parceiros — com investimentos de trilhões de dólares cada um sendo gasto por eles”, disse ele.

Trump e o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba concordaram com “novos embarques históricos de gás natural liquefeito americano limpo em números recordes”, quando os dois se encontraram na Casa Branca em 7 de fevereiro.

Mas as exportações de GNL do Alasca exigirão a construção de um gasoduto de 1.300 quilômetros entre os campos de gás no norte do Ártico do Alasca até um porto sem gelo no sul do Estado, que está estimado em US$ 44 bilhões.

Trump disse então que os EUA e o Japão estão discutindo uma joint venture para concretizar essa visão. Mas não está claro se haverá participantes dispostos.

“Será realmente espetacular”, ele disse ao Congresso.

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia