O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve conversar com seu colega russo, Vladimir Putin, esta semana sobre maneiras de acabar com a guerra de três anos na Ucrânia, disse o enviado dos Estados Unidos à Rússia, Steve Witkoff, à CNN no domingo, após retornar do que ele descreveu como uma reunião “positiva” com Putin em Moscou.
“Espero que haja uma ligação com os dois presidentes esta semana, e também continuamos a nos envolver e conversar com os ucranianos”, disse Witkoff, que se encontrou com Putin na quinta-feira à noite, acrescentando que achava que a conversa entre Trump e Putin seria “muito boa e positiva”.
Trump está tentando ganhar o apoio de Putin para uma proposta de cessar-fogo de 30 dias que a Ucrânia aceitou na semana passada, enquanto ambos os lados continuaram trocando ataques aéreos pesados durante o fim de semana. A Rússia se aproximou de expulsar as forças ucranianas de sua posição de meses na região ocidental russa de Kursk.
Trump disse em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira que havia “uma chance muito boa de que essa guerra horrível e sangrenta possa finalmente chegar ao fim”. Ele também disse que havia “solicitado fortemente” que Putin não matasse os milhares de soldados ucranianos que a Rússia está expulsando de Kursk.
Putin disse que honraria o pedido de Trump de poupar as vidas dos soldados ucranianos se eles se rendessem. O Kremlin também disse na sexta-feira que Putin havia enviado a Trump uma mensagem sobre seu plano de cessar-fogo via Witkoff, expressando “otimismo cauteloso” de que um acordo poderia ser alcançado para encerrar o conflito.
Em declarações separadas no domingo, Witkoff, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o conselheiro de segurança nacional de Trump, Mike Waltz, enfatizaram que ainda há desafios a serem resolvidos antes que a Rússia concorde com um cessar-fogo, muito menos uma resolução pacífica final para a guerra.
Questionado na rede ABC se os Estados Unidos aceitariam um acordo de paz no qual a Rússia teria permissão para manter trechos do leste da Ucrânia que ela tomou, Waltz respondeu: “Vamos expulsar todos os russos de cada centímetro do solo ucraniano?” Ele acrescentou que as negociações tinham que ser baseadas na “realidade”.
Rubio disse à CBS que um acordo de paz final “envolveria muito trabalho duro, concessões da Rússia e da Ucrânia” e que seria difícil até mesmo começar essas negociações “enquanto eles estiverem atirando um no outro”.
Trump alertou que, a menos que um cessar-fogo seja alcançado, o conflito entre Moscou e Kiev tem o potencial de se transformar em uma Terceira Guerra Mundial.
Seu governo tomou medidas na semana passada para induzir mais cooperação em um cessar-fogo. No sábado, Trump disse que o papel do general Keith Kellogg havia sido reduzido de enviado especial para a Ucrânia e a Rússia para apenas a Ucrânia, depois que autoridades russas tentaram excluí-lo das negociações de paz.
Uma licença que permitia transações de energia dos Estados Unidos com instituições financeiras russas expirou na semana passada, de acordo com a administração Trump, aumentando a pressão sobre Putin para chegar a um acordo de paz sobre a Ucrânia.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está analisando possíveis sanções às grandes petrolíferas russas e às empresas de serviços de campos petrolíferos, disse uma fonte familiarizada com o assunto, aprofundando as medidas já tomadas pelo presidente anterior, Joe Biden.
Fonte: Valor