Tudo sobre o estilo de Maria Callas » STEAL THE LOOK

Considerada a maior cantora de ópera de todos os tempos, Maria Callas conquistou o raro feito de transcender o mundo erudito, reunindo fãs em todas as partes e se tornando um verdadeiro ícone cultural. Sua vida, repleta de sucesso, também foi marcada por escândalos pessoais, e sua figura, dentro e fora dos palcos, adquiriu um status quase mitológico. Com o lançamento da cinebiografia dirigida por Pablo Larraín, intitulada apenas Maria – com Angelina Jolie no papel da lenda –, a proposta é revelar a mulher por trás do mito. Aproveitando o momento, a gente revisita seus looks e conta mais sobre o estilo eterno de Maria Callas.

Com traços marcantes e uma voz incomparável, seus looks faziam jus à sua grandeza: maximalistas, mas sempre refinados. Teatral e grandiosa em todos os sentidos.

Leia também: Tá, e os looks da Angelina Jolie na divulgação do filme Maria?

Maria Callas com vestido estampado e chapéu, em ambiente sofisticado.

Foto: Maria Callas (Sony Pictures Classics)

Nascida em Nova York, filha de pais gregos imigrantes, ela se reconectou com suas raízes ao se mudar para a Grécia na adolescência. Sua ascensão na carreira foi acompanhada por uma transformação estética marcante: dos primeiros anos mais tradicionais e quase austeros para uma nova imagem nos anos 50, debutando um estilo mais autêntico a bordo de alta-costura parisiense.

Sua relação com a moda era notória. Yves Saint Laurent a chamou de “diva das divas” e foi um dos mestres que a vestiu com looks couture sob medida, ao lado de Christian Dior. Muitas décadas depois de sua partida, em 1977, ela continua influenciando a moda, sendo fonte de inspiração para marcas como Dolce & Gabbana, Burberry e Erdem.

Maria Callas está segurando uma joia, cercada por colares e braceletes reluzentes.

Foto: Maria Callas (Fonds de Dotation Maria Callas)

Joias maxi eram sua marca registrada, dos brincos aos colares volumosos, ostentando conjuntos deslumbrantes de designs únicos. Ela fazia questão de marcar presença através dos acessórios preciosos, que a acompanhavam em todas as ocasiões, da beira do mar ao black-tie. 

Maria Callas em evento, vestindo traje sofisticado. atmosfera luxuosa e iluminada.

Foto: Maria Callas (Jean-Claude Deutsch/Paris Match)

Apelidada de La Divina, tinha um toque de realeza em sua aura, uma elegância nata alimentada pela postura impecável. 

Maria Callas com vestido estampado e lenço na cabeça está em frente a degraus de pedra.

Foto: Maria Callas (Pinterest)

Sua predileção por silhuetas que marcavam a cintura e destacavam a figura reforçava o ar imponente e feminino. Fã de penteados elaborados e raramente sem os olhos bem delineados, tudo em seu visual parecia ao mesmo tempo planejado, mas natural à sua essência.

Maria Callas de vestido e chapéu vermelho em uma varanda, acompanhada por rapaz.

Foto: Maria Callas (Pinterest)

Casualidade não fazia parte do seu repertório: qualquer saída pública demandava um look cuidadoso, até para atividades rotineiras.

Maria Callas em look estampado.

Foto: Maria Callas (Pinterest)

Afeita de estampas clássicas, padronagens como floral, poá e xadrez figuravam frequentemente entre suas escolhas, normalmente em forma de conjuntinhos.

Leia também: Manual completo dos diferentes tipos de xadrez para usar o ano todo

Maria Callas um sofá, cercada por fotógrafos com câmeras antigas.

Foto: Maria Callas (DPA)

A formalidade de chapéus e luvas não só fazia parte do dress code da época como complementava sua personalidade. Lenços, tiaras, broches e óculos escuros de design especial — tudo que oferecia acabamento e elevava suas produções — era muito bem-vindo.

Maria Callas no

Foto: Maria Callas (Pinterest)

O relacionamento notório com o bilionário Aristóteles Onassis a aproximou ainda mais do círculo superexclusivo da elite internacional. A atenção da mídia se intensificou com o suposto triângulo amoroso que surgiu após Onassis se casar com a ex-primeira-dama dos EUA, Jackie Kennedy — outro ícone de estilo atemporal, com quem Callas foi frequentemente comparada. Esse período marcou uma transição para um visual mais sóbrio, mas não menos luxuoso, no qual composições em preto total passaram a dominar seu guarda-roupa. Callas era particularmente fã do look monocromático, mas encontrava maneiras de evitar a monotonia, geralmente explorando texturas e detalhes sofisticados, ou claro, seus queridos acessórios statement. 

Maria Callas em pé em sala elegante com candelabro e escultura na lareira, vestindo robe decorativo.

Foto: Maria Callas (Pinterest)

Brocados e kaftans bordados também faziam parte de seu repertório de estilo, criando resultados marcantes mesmo quando em shapes simples, graças à riqueza dos materiais.

Maria Callas em vestido vermelho elegante, entre cortinas de cetim prateadas.

Foto: Maria Callas (Pinterest)

Eventos de gala eram parte de sua rotina e, para essas ocasiões, vestidos longos com texturas e decotes distintos sempre agradavam.  

Maria Callas usando um traje reluzente com detalhes decorativos dourados e azuis.

Foto: Maria Callas (Sutterstock)

Seus figurinos nos espetáculos eram um caso à parte, com muitos exemplos expostos em museus ao redor do mundo.

Além do filme, o documentário Maria Callas – Em suas próprias palavras é um ótimo ponto de partida para conhecer melhor a diva.

Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look

Você também vai gostar


Fonte: Steal the Look

Compartilhar esta notícia