A Tupy fechou dois novos acordos nos segmentos de componentes estruturais e contratos de manufatura com estimativa de receitas combinadas de R$ 250 milhões por ano, uma vez alcançado todo o potencial contratado, informou a companhia nesta quarta-feira (26).
Os negócios envolvem aplicações em motores de veículos comerciais extrapesados (13 litros) para duas montadoras que, em conjunto, detêm cerca de 50% do mercado brasileiro nesta categoria. A Tupy não revelou quais são as montadoras.
Em um dos contratos, a companhia será responsável pela fabricação, usinagem e pré-montagem de cabeçote de motor, com faturamento a partir de 2027.
No outro projeto, que terá início em 2028, a Tupy fabricará o bloco que será utilizado nas gerações mais recentes de motores da montadora, um dos mais vendidos no mundo.
“Essas iniciativas contribuirão para a nacionalização e aumento de conteúdo local desses clientes, que, atualmente, produzem essas peças em fundições cativas na Europa. Os contratos refletem a estratégia de oferta de produtos e serviços com maior valor agregado e as sinergias oriundas das aquisições realizadas pela companhia nos últimos anos”, afirmou a Tupy em comunicado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/X/T/jM2UgATKAzLyBKoEPHHw/foto19emp-101-tupy-b4.jpg)
Fonte: Valor