A petroquímica Unigel concluiu nesta quinta-feira (30) o processo de recuperação extrajudicial iniciado em 20 de fevereiro de 2024, com a apresentação dos planos de recuperação extrajudicial perante a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo.
O fechamento da operação ocorreu após a conversão de R$ 5,1 bilhões da dívida antiga em novos instrumentos financeiros, o que possibilitou desalavancagem de cerca de 50% para a Unigel.
Adicionalmente, a maior parte dos US$ 100 milhões captados juntos aos credores que elegeram a “opção A” nos planos de recuperação extrajudicial será destinada para a conclusão da construção da planta de ácido sulfúrico, redimensionamento do capital de giro e fortalecimento do caixa da companhia, informou a Unigel em comunicado.
A implementação dos planos de recuperação extrajudicial representa também uma nova etapa na governança da Unigel, sendo que os chamados “Credores Opção A” passam a deter participação acionária de 50% na companhia.
O conselho de administração passa a contar com sete membros, sendo três representantes da família fundadora, três representantes dos Credores Opção A e um membro independente eleito em conjunto pelos credores e pela Cigel Participações.
Ainda no âmbito da reestruturação, o presidente da Unigel, Roberto Noronha Santos, passa a ocupar uma das vagas no conselho e é substituído por Dario Gaeta, nomeado como diretor-presidente a partir desta quinta.
Gaeta desenvolveu sua carreira como executivo de empresas do segmento de agronegócio e do setor de energia como Atvos, Tietê Agroindustrial, Zanini, Paraíso Bioenergia e Usaciga, entre outras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/y/x/zyn4X7TviuSmPtBXBZzA/foto08emp-101-unigel-b5.jpg)
Fonte: Valor