Vai nevar no Brasil em 2025? Conheça as cidades do Sul onde o fenômeno é mais esperado

Ver a neve de perto é um sonho de muitos brasileiros. E o melhor: para viver essa experiência, nem sempre é necessário sair do país. Apesar de ser um fenômeno raro, a neve pode ocorrer em algumas regiões do Brasil, especialmente no Sul, onde o inverno traz as condições ideais para que os flocos de gelo se formem.

Os meteorologistas ainda não confirmam se 2025 será um ano de neve no Brasil, mas há chances em algumas cidades do Sul, como acontece em praticamente todos os invernos. Veja a seguir alguns dos destinos onde a neve pode cair nos próximos meses:

Palmas (PR)
Localizada no centro-sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina, Palmas está a cerca de 1.115 metros de altitude e é conhecida como a cidade mais fria do estado. Não à toa, já registrou temperaturas de até -10°C. A neve mais recente por lá aconteceu em agosto de 2024, embora o fenômeno não seja garantido a cada inverno.

Urupema (SC)
Urupema ultrapassa 1.300 metros de altitude e chega a registrar cerca de 50 geadas anuais. O frio intenso e frequente faz do município um dos destinos favoritos de quem quer ver neve em Santa Catarina. Durante o inverno, é comum a cidade ficar com a rede hoteleira lotada.

Urubici (SC)
Vizinha de Urupema, Urubici também é bastante procurada pelos turistas em busca da neve. Em 2024, a cidade chegou a registrar temperaturas de -3,6°C. Embora não garanta neve todos os anos, as condições climáticas tornam o fenômeno possível em invernos mais rigorosos.

São Joaquim (SC)
Na Serra Catarinense, São Joaquim é famosa pelas geadas e granizo que ocorrem praticamente o ano todo, até mesmo no verão. Já a neve costuma dar o ar da graça no inverno, como aconteceu em agosto de 2024, atraindo turistas ansiosos por presenciar o fenômeno.

Bom Jardim da Serra (SC)
Bom Jardim da Serra é outro ponto da Serra Catarinense conhecido pelas paisagens branquinhas em dias de neve. Localizada a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, a cidade também teve registro de neve em agosto de 2024. As paisagens naturais são cânions, cachoeiras, a Serra do Rio do Rastro com seus mirantes e curvas sinuosas, e a floresta com araucárias. 

Quando a neve visitou o Paraná

Em Curitiba, o fenômeno mais marcante foi registrado em 1975, quando a capital paranaense ficou coberta de branco. Desde então, episódios de neve por lá foram bem mais discretos. Em julho e agosto de 2024, por exemplo, houve registros de neve misturada com chuva congelada, mas sem formar o cenário branco típico.

Reprodução – Nevasca de 1975

Um dos registros mais recentes aconteceu em agosto de 2020, no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A informação foi confirmada pelo Simepar, que, inclusive, divulgou imagens de um boneco de neve feito no local.

Outro momento marcante foi em julho de 2013, quando a neve caiu em Guarapuava e, no dia seguinte, em alguns bairros da capital e da RMC. Apesar de breve, o evento durou cerca de 30 minutos.

Como a neve se forma

Para que a neve ocorra, é necessário que as nuvens estejam com temperaturas inferiores a 0°C. Nessa condição, o vapor de água se condensa em cristais de gelo. Ao se unirem e ganharem peso, os cristais formam flocos que podem cair até o solo, criando o cenário mágico que tanta gente sonha em ver.

O post Vai nevar no Brasil em 2025? Conheça as cidades do Sul onde o fenômeno é mais esperado apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia