Valentino oferece experiência sonora única na loja da Madison Avenue, em Nova York

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



14 de maio de 2025

A música sempre foi alvo de interesse para marcas de moda e designers, que frequentemente buscam nela inspiração e gostam de colaborar com músicos. Mas, desta vez, a Valentino propõe uma experiência inesperada relacionada à música. Sob a égide do diretor criativo Alessandro Michele, a marca de luxo romana lançou o projeto “L’Atelier Sonore” (atelier de som), que convida visitantes a mergulharem em um espaço totalmente à prova de sons no interior da sua flagship nova-iorquina, inaugurada em novembro de 2023 no número 654 da Madison Avenue, onde podem ouvir música a partir de discos de vinil antigos ou simplesmente desfrutar do silêncio.

A instalação L'Atelier Sonore poderá ser acessada na loja da Valentino na Madison Avenue, em Nova York, até ao final de agosto
A instalação L’Atelier Sonore poderá ser acessada na loja da Valentino na Madison Avenue, em Nova York, até ao final de agosto – Valentino

O projeto, desenvolvido em parceria com o coletivo cultural italiano Terraforma, fundado por Ruggero Pietromarchi, dirige-se à clientela Valentino e ao público, todos convidados para um espaço único dentro da loja para ouvir playlists compiladas por vários artistas.

L’Atelier Sonore é um espaço “para uma escuta profunda e uma contemplação tranquila” no mezanino da loja, o local ideal para este tipo de iniciativa, um espaço que tem sido utilizado para uma série de projetos culturais desde a abertura da loja.

O piso do L’Atelier Sonore é alcatifado e as paredes são totalmente revestidas por cortinas. Os interiores foram concebidos com a ajuda do arquiteto Francesco Lupia e apresentam três elementos de mobiliário em madeira com motivos retangulares: um sistema de som personalizado, uma consola de audição multifuncional equipada, entre outras coisas, com cadeiras modulares com almofadas de veludo.

É necessário realizar uma reserva para acessar L’Atelier Sonore, que tem capacidade para 30 pessoas. Ele será inaugurado no início da tarde de 15 de maio com uma sessão especial de 10 horas, durante as quais os músicos e compositores Laraaji, Lea Bertucci, Laurel Halo, Lizzi Bougatsos, Chuquimamani-Condori, Kevin Beasley, Veronica Vasicka e Physical Therapy farão sessões individuais de 45 minutos, tocando uma seleção de faixas de discos de vinil dos seus arquivos pessoais.

O coletivo Terraforma compilou uma série de listas de reprodução com o designer de som Giorgio di Salvo, criando “paisagens sonoras” que os visitantes poderão apreciar na loja entre as 10 e as 18 horas (hora local), até ao final de agosto. A Terraforma também organizará sessões de audição com “amigos da [Valentino], que partilharão as suas seleções musicais pessoais das suas próprias coleções”.

Através desta experiência sonora que mistura design, arquitetura e música, a Valentino fortalece sua relação com a cultura e a sua propensão para colaborações estimulantes, ao mesmo tempo que aumenta a afluência às lojas e espera atrair novos clientes.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia