Animais estão recebendo comidas sensorais e balanceadas para aliviar as altas temperaturas e promover um “refresco térmico”. Segundo o zootecnista do local, esse tipo de refeição é feito até três vezes por semana. Animais do Zoológico de Curitiba ganham picolés para se refrescar do calor
Os animais do Zoológico Municipal de Curitiba ganharam picolés nesta segunda-feira (24) para se refrescarem do calorão que tem sido registrado na capital. Assista acima.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura máxima registrada nesta segunda-feira em Curitiba foi de 30,1°C.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com a prefeitura, as comidas são sensoriais e balanceadas para aliviar as altas temperaturas e promover um “refresco térmico” nos dias mais quentes.
O chimpazé Bob ganhou picolé de suco de melancia, as lontras receberam peixes congelados. O urso-de-óculos Thorin, de aproximadamente 150 quilos, também ganhou um sorvete de frutas feito especialmente para ele.
Chimpanzé Bob com o picolé de suco de melancia
Reprodução/RPC
Segundo o zootecnista e chefe de nutrição do zoológico, Carlos Grubhofer, os animais sentem a variação de temperatura, assim como os humanos. Ele também informa que esse tipo de refeição é feito até três vezes por semana.
“É uma prática que os ajuda a diminuir um pouco a temperatura corporal e que muda a rotina dos animais. Eles adoram, são apaixonados por isso, pegam um sorvete com muita vontade”, explica o zootecnista.
Além disso, Grubhofer diz que o comportamento deles também varia de acordo com a sensação de calor. Portanto, cada animal recebe um tratamento diferente para que os dias quentes sejam mais tranquilos.
“Para cada animal fazemos práticas diferentes. Isso muda o dia deles e também traz um conforto térmico. Para os animais predadores, a gente simula situações em que eles têm que caçar, para manter esse comportamento vivo”, completa Grubhofer.
Atualmente, o zoológico de Curitiba abriga mais de 1,8 mil animais de mais de 140 espécies diferentes. Para poder alimentar eles, é necessário cerca de mil quilos de alimentos por dia.
LEIA TAMBÉM:
Morte de jovem enquanto tirava manga: inquérito detalha participação de quatro seguranças
BR-277: Motociclista morre ao ser atingido por caminhão, motorista foge e corpo na rodovia causa segundo acidente
Acidente: Homem morre após viga de concreto cair sobre cabine de caminhão que ele dirigia
Animais do zoológico ganham picolés para refrescar
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Fonte:G1 Paraná
VÍDEO: Animais do Zoológico de Curitiba ganham picolés para se refrescar do calorão; máximas passam dos 30ºC na capital

Compartilhar esta notícia

Renner apresenta um Outono Inverno 2025 autêntico e cheio de atitude
25 de março de 2025

Custo do cacau dispara 180% e encarece produtos de Páscoa em 2025
29 de março de 2025

achado lança luz sobre rotas do Antigo Egito
27 de abril de 2025


OpenAI planeja usar seus próprios chips de IA para não depender da Nvidia
10 de fevereiro de 2025