Por
AFP
Publicado em
2 de julho de 2025
Uma mansão localizada nos arredores de Paris, que pertenceu ao falecido ícone da moda Karl Lagerfeld, foi vendida em leilão na terça-feira, 1 de julho, por 4,7 milhões de euros, segundo um método tradicional em que o tempo é contado por velas.

Comprada em 2010 por Lagerfeld, que morreu em 2019, a villa em Louveciennes, a oeste de Paris, foi vendida um pouco acima do preço pedido de 4,6 milhões de euros (5,4 milhões de dólares). Abandonada após a sua morte, a casa foi comprada em 2023 por uma empresa imobiliária.
Realizada num estilo que o próprio designer teria aprovado, a venda decorreu segundo o método tradicional de leilão notarial, o chamado “leilão de velas”. No leilão de velas, ainda muito comum na França, o tempo de venda é definido pela queima de duas pequenas velas, cada uma com uma duração de cerca de quinze segundos.
A moradia situa-se em um parque de dois hectares com três casas separadas, uma piscina e um campo de tênis. A casa está rodeada de árvores ou de muros que garantem “discrição e anonimato”, explicou Jerome Cauro, do escritório Arias, responsável pela venda.
O estúdio do designer ocupava uma grande parte do primeiro andar da casa principal.
“Ele dedicou tudo a esta última casa; adorava-a realmente. Chamava-lhe ‘a verdadeira versão de si próprio'”, disse a sua musa e colaboradora, Amanda Harlech, à Vogue em 2021. O ex-diretor criativo da Chanel até mandou recriar o seu quarto de infância em um pequeno quarto com paredes de estampado de leopardo.
De acordo com Arias, a lenda da moda realizou “obras colossais” na propriedade, que pertencia ao poeta do século XIX Leconte de Lisle e a membros da família Rothschild na primeira metade do século XIX. “Não temos a fatura, mas estimamos que o custo da obra se aproxime do preço pedido”, disse Arno Felber, também notário na Arias.
Diz a lenda que Lagerfeld só dormiu lá uma noite. A mansão era, acima de tudo, “uma propriedade de paz, descanso e estudo”, onde Lagerfeld gostava de receber convidados, disse Felber.
Em março de 2024, o apartamento futurista de Lagerfeld em Paris, com três quartos, foi vendido por 10 milhões de euros pela empresa Althemis, o dobro do preço pedido.
Este artigo é uma tradução automática.
Click here to read the original article.
Copyright © AFP. Todos os direitos reservados. A Reedição ou a retransmissão dos conteúdos desta página está expressamente proibida sem a aprovação escrita da AFP.
Fonte: Fashion Network