Vinagre de maçã no cabelo? Saiba quais são os benefícios da prática » STEAL THE LOOK

Pepino para diminuir o inchaço dos olhos e chá de alecrim no cabelo são apenas algumas das receitas caseiras que utilizamos, mas tem outra prática utilizando um ingrediente presente em nossa cozinha que possui diversos benefícios: aplicar vinagre de maçã no cabelo. O vinagre de maçã pode ser usado desde combater cravos até desintoxicar a dieta, mas ele vai além, sendo um tratamento poderoso para os fios.

A versatilidade do ingrediente fez com que ele se destacasse nos cuidados com o cabelo, isso sem contar a acessibilidade e o custo benefício do produto. Se você está surpresa com o poder da aplicação do vinagre de maçã no cabelo, continue com a gente pois trazemos tudo o que você precisa saber sobre a prática.

Cabelo longo e saudável ao ar livre, possivelmente beneficiado por vinagre de maçã, complementa o visual natural de uma mulher.

Foto: Betsy Moulthrop (Reprodução/Instagram)

benefícios do vinagre de maça no cabelo

Aplicar o vinagre de maçã no cabelo possui diversos benefícios, mas todos eles possuem algo em comum: tornar o seu cabelo e o couro cabeludo mais saudável e mais bonito.

1. Ajuda a diminuir o frizz: Se uma das suas grandes queixas é o frizz presente em seu cabelo, acredite, o vinagre de maçã também irá te ajudar. Uma vez que ele ajuda a suavizar o cabelo, ele é capaz também de manter o frizz sob controle, o que o torna um queridinho de quem possui cabelo cacheado e crespo. 

2. Ajuda na queda: Somando à lista de benefícios, temos a redução da perda de cabelo, que acontece graças a capacidade de equilibrar o pH do couro cabeludo e limpar o folículo capilar da sujeira. Isso nos leva ao último benefício da aplicação do vinagre de maçã no cabelo, a ajuda na limpeza, tirando o acúmulo de produtos presentes em nosso cabelo.

Cabelo cacheado volumoso e óculos de sol, destacando estilo e cuidado capilar.

Foto: Lauren Valenti (Reprodução/Instagram)

3. Auxilia no tratamento da caspa: Quando aplicado no couro cabeludo, o vinagre de maçã pode oferecer propriedades curativas para a região, isso porque o ingrediente possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a manter o pH da região equilibrado. Esse também é o motivo dele ser um ótimo aliado no tratamento da caspa.

4. Reduz o desbotamento: Outro benefício da aplicação do vinagre de maçã no cabelo é o fato dele reduzir o desbotamento da cor. Quando usado nos cabelos tingidos, o ingrediente ajuda a fechar as cutículas, e assim mantêm a vitalidade da cor. Além de fechar as cutículas, o vinagre ajuda a fortalecer e suavizar, deixando o cabelo macio, forte e brilhante

Leia também: 6 shampoos anticaspa por até R$50,00

Pessoa com chapéu azul e cabelo volumoso ao ar livre. Utilizar vinagre de maçã realça os cachos.

Foto: Laulanne Cecilia (Reprodução/Instagram)

como usar vinagre de maça no cabelo

Para dar brilho: Se você quer um cabelo com mais brilho e alinhado, o vinagre de maçã pode ajudar. Ele sela as cutículas dos fios e deixa o cabelo mais luminoso. Para isso, experimente:

1° – Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 1 copo de água;
2° – Depois de lavar o cabelo com shampoo e condicionador, faça o último enxágue com a mistura;
3° – Deixe secar naturalmente.

Outra forma de incluir o ingrediente na sua rotina é adicionar algumas gotas de óleo essencial à mistura e aplicar nos fios secos ou úmidos como finalizador. Para um tratamento mais intenso, misture 5 colheres de sopa de vinagre com 1 copo de água, aplique nos cabelos lavados, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Para reduzir o desbotamento: O vinagre de maçã é levemente ácido, por isso, é recomendado dissolver o ingrediente com água, pois assim ele irá prolongar a vida útil da cor do cabelo tingido. Você pode testar diferentes diluições até encontrar a ideal para o seu cabelo, mas, em geral, você pode seguir as seguintes medidas:

1° – Misture 500 ml de água com 100 ml vinagre em um borrifador;
2° –  Com o cabelo limpo, borrife pelo couro cabeludo, até que toda a cabeça esteja revestida;
3° – Deixe agir por dois a cinco minutos e enxágue com água fria;
4° – Siga seu tratamento com um condicionador leve e sua finalização de costume.

Para reduzir a oleosidade: Se o seu cabelo fica oleoso rapidamente, o vinagre de maçã pode ser a solução que faltava. Ele ajuda a equilibrar a produção de óleo, sem ressecar os fios. Para testar, siga esse passo a passo:

1° – Misture 3 colheres de sopa de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna;
2° – Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique a mistura no couro cabeludo e massageie suavemente;
3° – Deixe agir por 5 a 10 minutos e enxágue com água fria.

Outra opção é diluir o vinagre em partes iguais com água, espalhar pelo couro cabeludo e enxaguar depois. Também vale adicionar algumas gotas ao shampoo para equilibrar o pH dos fios ou aplicar o vinagre antes da lavagem, deixando agir por 10 a 15 minutos.

Para tratar a caspa: O vinagre de maçã é um grande aliado no tratamento da caspa por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que ajudam a equilibrar o pH do couro cabeludo. Para isso, siga o passo a passo:

1° – Misture meio copo de água com meio copo de vinagre de maçã;
2° – Umedeça um algodão na mistura e aplique diretamente no couro cabeludo, massageando suavemente;
3° – Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.

Para melhores resultados, repita esse processo uma vez por semana.

Para auxiliar na queda: Se o seu foco é reduzir a queda capilar, o vinagre de maçã também pode ser um ótimo aliado. Ele melhora a circulação no couro cabeludo, ajudando a fortalecer os fios e estimular o crescimento.

1° – Misture 150 ml de água com 50 ml de vinagre de maçã em um borrifador;
2° – Com os cabelos secos, borrife a mistura no couro cabeludo até cobrir toda a região;
3° – Deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.

Esse tratamento pode ser feito a cada 15 dias. Outra opção é aplicar a mistura com um algodão diretamente no couro cabeludo ou misturar 4 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e usar como enxágue final duas vezes por semana.

pode passar o vinagre puro no cabelo?

Não é recomendado aplicar vinagre de maçã puro no cabelo, pois seu pH extremamente ácido pode comprometer a saúde dos fios. O alto teor de ácido acético pode ressecar, endurecer a fibra capilar e até causar quebra, deixando o cabelo mais frágil e propenso à queda. Para aproveitar os benefícios do ingrediente sem danificar os fios, o ideal é sempre diluí-lo em água antes da aplicação.

é verdade que vinagre de maçã tira a química do cabelo?

O vinagre de maçã não tem o poder de remover química do cabelo. Ele não altera a progressiva, não desbota a coloração e também não reverte outros procedimentos químicos. O que ele faz é selar as cutículas dos fios, ajudando a manter o cabelo mais saudável, brilhante e alinhado depois desses processos.

produtos que contêm vinagre de maçã

O tratamento pode ser realizado com o vinagre de maçã tradicional, aquele que encontramos no supermercado, mas caso você deseje potencializar, vale apostar em produtos capilares que contenham o ingrediente. Abaixo separamos algumas opções que irão te ajudar a conquistar fios ainda mais bonitos.

por que não usar vinagre de maçã no cabelo?

Apesar dos benefícios, o vinagre de maçã não é indicado para todo mundo. Se o couro cabeludo estiver ferido, irritado ou for sensível, o uso do ingrediente pode piorar o desconforto e até causar mais ressecamento. Além disso, antes de incluir o vinagre na sua rotina capilar, é essencial fazer um teste de alergia aplicando uma pequena quantidade diluída na pele e observando qualquer reação. Se houver coceira, vermelhidão ou ardência, o ideal é evitar o uso.

Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look

Você também vai gostar


Fonte: Steal the Look

Compartilhar esta notícia