Pode anotar aí, amiga leitora: a calça culotte é aquela peça que, aos poucos, está deixando de ser só “diferentona” e virando queridinha oficial no street style e nas redes sociais. Sim, as tendências mudam numa velocidade insana (e claro que ninguém precisa seguir todas!), mas não dá para negar o charme retrô e ao mesmo tempo super fresh desse modelo amplo, de cintura marcada e comprimento midi que está conquistando cada vez mais likes, pins e olhares curiosos por aí.

Crédito: Twiggy em 1968 (Reprodução/Wesley/Getty Images/Vogue)

Crédito: Sra. Charles McGaha em 1960 (Reprodução/AY Owen/Getty Images/Vogue)
um pouco da história da calça culotte
Apesar de parecer hype recente, a história da culotte começa séculos atrás. Lá pelo século XVI, na França, culotte era o nome dado a um tipo de calção masculino, usado com meias até o joelho e casacos longos. Era uma peça de status, símbolo da nobreza, que marcou presença em retratos históricos e até em momentos políticos importantes.
Com o tempo, o modelo foi ganhando releituras até chegar ao guarda-roupa feminino — e nem sempre isso foi bem recebido. Em 1911, quando Paul Poiret e outros estilistas apresentaram a jupe-culotte, a Vogue chegou a relatar que ela desencadeou “uma verdadeira guerra de chiffons”, chocando quem via na peça algo que poderia “masculinizar” as mulheres. Ainda segundo a revista, ela foi descrita como “uma apropriação parcial da vestimenta íntima masculina” e chegou até a ser proibida em alguns cinemas! Mesmo assim, a novidade caiu no gosto de muitas mulheres que buscavam o novo.

Crédito: COS SS25 (Reprodução/COS)

Crédito: Lemaire SS26 (Reprodução/Vogue Runway)

Crédito: The Row SS26 (Reprodução/Vogue Runway)
nas passarelas
Recentemente, a culotte também marcou presença nas passarelas e lookbooks de marcas que respiram minimalismo e elegância, como COS e The Row — mostrando como o modelo se encaixa tanto em propostas clássicas quanto contemporâneas. Até no menswear da Lemarie, ela apareceu repaginada, em couro, provando que essa modelagem ampla e cropped vai, aos poucos, se firmando como modelo tendência.

Crédito: Hailey Bieber (Reprodução/Backgrid)

Crédito: Selena Gomez (Reprodução/ABEI)

Crédito: Charli XCX (Reprodução/ Gotham/GC Images/Getty Images)
nem as celebs resistem
E quem também parece ter percebido o poder dessa modelagem são nomes como Hailey Bieber, Selena Gomez e Charli XCX, que surgiram apostando na culotte em produções distintas: seja com blazer oversized, seja com uma baby tee e boné, provando que dá para brincar bastante com proporções e estilos.

Crédito: @georginadowne (Reprodução/Instagram)

Crédito: @scarletkent (Reprodução/Instagram)

Crédito: @frannfyne (Reprodução/Instagram)

Crédito: Sofia Coelho (Reprodução/Instagram)
como usar no dia a dia
No dia a dia, ela é perfeita para quem quer dar um respiro fashion ao visual: combine com camiseta básica, regata ou camisa soltinha; nos pés, vale desde tênis até sandália de tiras ou bota. Quer ver algumas opções que escolhemos para você se inspirar (e, quem sabe, se render)? É só rolar a página e conferir as calças culotte que separamos!
Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look
Fonte: Steal the Look