Zara abre flagship na China com café e estúdio de criação de conteúdos

Por

Reuters

Publicado em



24 de março de 2025

A Zara, uma empresa retalhista de fast-fashion detida pela Inditex, abriu na sexta-feira, 21 de março, na cidade chinesa de Nanjing, sua nova flagship na Ásia, como parte do seu esforço global para reduzir as lojas com fraco desempenho e apostar em formatos de retalho maiores.

Reuters

A empresa espanhola implementou uma maior integração digital e espaços concebidos para encorajar os clientes a passarem mais tempo na loja. As novas caraterísticas estão sendo testadas na China antes de a empresa decidir se vai implementa-las em outros mercados.

A necessidade de revitalizar a rede de varejo da Zara tem sido particularmente evidente na China. As marcas multinacionais que têm como alvo os consumidores da classe média do país têm sido pressionadas por um abrandamento geral das despesas, bem como pelo aumento da concorrência das marcas locais com cadeias de abastecimento nacionais ágeis e fortes presenças digitais.

Com uma área de 2.500 metros quadrados, distribuída por dois pisos, a loja Zara em Xinjiekou, a zona central de negócios de Nanjing, inclui um salão para experiências de compras privadas, com um lounge e vestiários privados.

Tem também um estúdio de “fit check” com várias câmaras e configurações de iluminação onde os clientes podem gravar o seu próprio conteúdo de vídeo e descarregá-lo diretamente para os seus celulares. Ambos estão disponíveis para reserva através do aplicativo de mensagens sociais WeChat.

A área do piso inferior também inclui o primeiro conceito de cafeteria Zacaffe fora da Espanha.

Não é a primeira vez que a Zara experimenta novos conceitos na China antes de os exportar para outros mercados. A sua popular série de programas de compras transmitidos ao vivo no Douyin, a versão chinesa do TikTok, no ano passado, levou a marca a experimentar ‘live shopping’ na Europa e nos EUA.

A Inditex tem reduzido a sua rede de lojas globalmente nos últimos anos, procurando otimizar o seu espaço de venda, concentrando-se em pontos de venda emblemáticos em locais privilegiados e aumentando as vendas online.

Ainda em 2019, a Inditex tinha 570 lojas na China, a sua maior presença física fora da Espanha. Em 31 de janeiro deste ano, esse número desceu para 132.
 

Este artigo é uma tradução automática.
Click here to read the original article.

© Thomson Reuters 2025 Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia